Pular para o conteúdo

Suplemento de magnésio para tratamento de pressão alta: Entenda tudo sobre esse mineral

O magnésio é um mineral essencial, muito abundante nos organismos vivos; no ser humano, ele só perde para cálcio, potássio e sódio e é encontrado, principalmente, no esqueleto humano (60%), dentro das nossas células (39%) e nos nossos músculos (20%) e apenas 1% está fora das nossas células. Esse elemento também está presente em alguns alimentos, suplementos, medicamentos e até na água.

O médico do esporte, com atualização em medicina integrativa, Dr. Victor Lamônica esclarece que o magnésio possui um papel importante no nosso organismo e atua em mais de 300 reações bioquímicas fundamentais para o corpo humano. Os benefícios do magnésio incluem auxílio nas funções musculares e nervosas, regulação da pressão arterial, contribuição ao sistema imunológico, entre outros. O tornando peça-chave para o funcionamento de várias engrenagens do organismo.

Um dos argumentos que fazem a fama do magnésio vem de uma revisão de estudos publicada na revista científica BioMed Central Medicine. Ela relaciona o consumo da substância com a redução na possibilidade de lidar com diversos problemas de saúde. A análise envolveu dados de mais de 1 milhão de pessoas e foi liderada por pesquisadores das universidades de Zhejiang e Zhengzhou, na China. Os resultados apontam que, com a maior presença desse mineral na alimentação, as pessoas correm menor risco de encarar derrames, insuficiência cardíaca, diabete tipo 2 e morte precoce.

Com quantidades a partir de 100 miligramas do mineral por dia. Isso significa incluir um punhado de castanhas de caju torradas ou duas colheres de sopa de linhaça bem cheias ao longo das refeições, por exemplo.

A Food and Drug Administration (FDA), órgão nos Estados Unidos da América, semelhante à Anvisa no Brasil, aprovou as declarações de que o uso de magnésio pode contribuir para a redução da pressão alta (hipertensão). Isso quer dizer que fabricantes de suplementos de magnésio ou de produtos ricos e no mineral poderão descrever a relação nas embalagens.

A autorização foi uma resposta à petição apresentada pelo The Center for Magnesium Education and Research. A alegação de saúde dada pela FDA, em que fornece informações aos consumidores sobre as vantagens nutricionais e os benefícios à saúde de determinados alimentos ou nutrientes, afirma que há evidências que apoiam a relação do consumo do magnésio com a redução do risco de hipertensão, porém não há unanimidade entre as pesquisas.

Afinal, como o magnésio age no organismo?

O médico Dr. Victor Lamônica destaca que o magnésio atua em funções básicas do nosso corpo, promovendo o desenvolvimento dos ossos, tecidos e músculos. Além disso, é responsável por regular a absorção de outros nutrientes que, em conjunto, garantem o bom funcionamento do organismo.

Esse mineral pode diminuir a pressão arterial agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio. Essa função favorece a vasodilatação, diminuindo a pressão dentro das artérias. Isso ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Remédios com compostos bloqueadores dos canais de cálcio são frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial.

Em quais alimentos pode-se encontrar o magnésio?

– Abacate;
– Nozes;
– Amêndoas;
– Leguminosa. Lentilhas, feijão, grão-de-bico e ervilhas, por exemplo;
– Peixes gordurosos;
– Chocolate amargo;
– Sementes de abóbora, linhaça e gergelim;
– Oleaginosas, como, castanhas e amendoim;
– Espinafre cozido;
– Banana prata;
– Aveia;
– Suplementos e medicamentos.

Vale ressaltar que a suplementação jamais deve ser feita por conta própria, até porque o excesso do mineral pode sobrecarregar o sistema renal.

“O paciente precisa fazer exames para avaliar a concentração desse nutriente, investigar se há problema na absorção, se a pessoa está perdendo e se está fazendo a ingestão correta.” finaliza Victor Lamônica.

Dr. Victor Lamônica

Mais Sobre Dr. Victor Lamônica:

– Residência em Otorrinolaringologia no Hospital Cema em São Paulo, e Fellow em Otologia na Usp Bauru.

– Pós Graduações: Medicina Integrativa Dr. Italo Rachid.

– Prática em Ortomolecular Dr. Carlos Jaldin.

– Medicina Esporte Instituto Pacileo.

– Cursos em Ozonioterapia, Hipnose, Protocolos Injetaveis, Implantes Hormonais, Obesidade e Metabolismo, Nutrição Esportiva.

– Palestrante no Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, nos temas de Medicina Integrativa e as contribuições a Otorrinolaringologia.