Pular para o conteúdo

Facetas Dentárias: procedimento é seguro se realizado com técnicas adequadas 

Alessandro Schwertner, odontólogo e vice-presidente da Odontolatina, desmistifica o tratamento, que pode ser bastante eficaz na recuperação do sorriso e da autoestima das pessoas

Um dos procedimentos mais procurados nas clínicas odontológicas na atualidade tem como objetivo corrigir desarmonias e assimetrias nos dentes, recuperar a harmonia no sorriso e, consequentemente, elevar a autoestima das pessoas. Trata-se da colocação de Facetas Dentárias.

De acordo com o Dr. Alessandro Schwertner – que é mestre em Ortodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, doutor em Odontologia pela Universidade Norte do Paraná/Universidade Federal de Pelotas, além de sócio-fundador e vice-presidente da rede de clínicas Odontolatina, com mais de 45 clínicas no Brasil e no Paraguai – as Facetas são recomendadas para melhorar a estética do sorriso e a função. O profissional explica que por meio do tratamento é possível alterar o formato, tamanho e a tonalidade dos dentes, além de melhorar a dimensão vertical de oclusão (DVO), ou seja, melhora a função mastigatória proporcionando melhor saúde e qualidade de vida bucal ao paciente.

“Além disso, as Facetas promovem uma melhora da saúde bucal ao corrigir imperfeições que interfiram na mastigação, que alterem ou prejudiquem as dinâmicas da boca e que impeçam a correta higienização. Seu uso também beneficia pacientes que tenham dentes muito pequenos, pois é possível alongar a dentição, preencher diastemas e até cuidar de apenas um dente, caso ele tenha características diferentes dos demais”, detalha o especialista.

Segundo Schwertner, as Facetas Dentárias são próteses finas, que podem ser confeccionadas em porcela ou resina e são parecidas com uma capa, com o formato do dente do paciente. O procedimento consiste em colar essas capas sobre o esmalte do dente a fim de promover um sorriso mais harmônico e corrigir pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade.

O vice-presidente da Odontolatina explica, ainda, que as Facetas de resina são confeccionadas de forma direta nos dentes. Schwertner conta que, neste caso, o dentista aplica a resina sobre o esmalte do dente e modela o material. Essa técnica é mais usada e indicada nos casos em que são necessárias pequenas alterações, como corrigir uma fratura ou preencher um espaço.

As Facetas de porcelana, por sua vez, são confeccionadas em um laboratório especializado tomando por base o planejamento feito pelo dentista. Neste caso, são feitas as ‘capinhas’ e, depois de prontas, elas são coladas sobre o esmalte dentário.

O Dr. Alessandro Schwertner destaca que é comum que existam dúvidas quanto à realização desse tratamento. Por isso, fez uma lista com mitos e verdades a respeito das Facetas Dentárias a fim de desmistificar o procedimento:

– Facetas e lentes de contato dental são a mesma coisa. 

Mito. As Facetas são, muitas vezes, confundidas com as lentes de contato por conta da similaridade de aplicação e por serem feitas do mesmo material: laminados de porcelana. No entanto, há diferenças em relação à espessura do material utilizado. As facetas costumam ter, em média, 0,7mm, enquanto as lentes têm aproximadamente 0,2mm, o que implica em indicações diferentes para o uso de cada uma delas.

– Pessoas de qualquer idade podem fazer o tratamento com Facetas Dentárias. 

Mito. As Facetas Dentárias são indicadas para pacientes a partir dos 18 anos. É nessa época que todo o desenvolvimento das estruturas faciais e bucais já está completo e se torna possível fazer correções por esse meio.

– É preciso desgastar o esmalte dos dentes para aplicar a Faceta. 

Verdade. É necessário fazer um leve desgaste no esmalte para garantir que a Faceta se encaixará com perfeição e trará a simetria esperada para a arcada dentária. O procedimento é realizado dentro de um limite seguro, de forma que o paciente não tenha qualquer tipo de prejuízo.

– Depois de colocar as Facetas Dentárias não poderei comer alimentos mais duros. 

Mito. Apesar de terem a espessura bem fina, as Facetas costumam ser bastante resistentes. Isso significa que não é necessário fazer grandes alterações na alimentação. Recomendamos, apenas, que no caso de alimentos muito duros, o consumo seja feito depois do fracionamento. Por exemplo: na hora de comer uma maçã, prefira cortar em pedaços menores a morder a fruta inteira.

– As Facetas feitas em resina podem mudar de cor com o passar do tempo. 

Verdade. Por isso, recomendamos que os pacientes evitem o consumo excessivo de alimentos e bebidas muito pigmentados e que se abstenham do tabaco. O uso de creme dental com abrasivos é contraindicado. As facetas em cerâmica, por sua vez, possuem durabilidade maior, com manutenção da coloração com o passar dos anos.

– O tratamento com Facetas é irreversível. 

Mito. Hoje em dia temos a possibilidade de remover as facetas com laser para substituí-las sem desgaste dos dentes. Cientificamente, as facetas têm validade média de 10 anos, mas tomando os devidos cuidados, podem durar a vida toda.

– Posso fazer a colocação de Facetas Dentárias em qualquer condição. 

Mito. O procedimento deve ser realizado apenas após a avaliação do paciente e constatação de que ele está com a saúde bucal em dia. Pessoas que apresentem periodontite, por exemplo, precisam tratar a inflamação antes da colocação das facetas.

“O procedimento para colocação das Facetas Dentárias é bastante seguro, realizado mundialmente com pouquíssimas ocorrências principalmente quando indicado e executado de maneira correta. Trata-se de um tratamento que proporciona muitos benefícios e com ótimos resultados especialmente quando o paciente tem as gengivas saudáveis e segue as indicações de higienização de maneira adequada”, finaliza o Dr. Alessandro Schwertner, mestre em Ortodontia, doutor em Odontologia e sócio-fundador e vice-presidente da rede de clínicas Odontolatina.

Mais sobre a ODONTOLATINA (www.odontolatina.com.br):

Fundada em 1998, pelos odontólogos – Dr. Faisal Ismail e Dr. Alessandro Schwertner – em Foz do Iguaçu (PR), a ODONTOLATINA é uma rede de franquias de clínicas odontológicas, que atende todas as disciplinas da odontologia, com ênfase na frente estética. A rede vem conquistando os Selos de Excelência em Franchising, concedidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2013. A marca está presente em 7 estados brasileiros, tem, atualmente, 45 unidades em operação no Brasil e no Paraguai e conquistou nível de excelência nos atendimentos, comprovado com os 94 pontos alcançados no NPS (Net Promoter Score).