Pular para o conteúdo

Dicas de especialista para o seu bar vender mais na Copa

O mundial de futebol masculino já começou, mas ainda há tempo para ajustar a operação e garantir que seu negócio bata um bolão

A Copa já começou e estamos a dois dias da estreia da Seleção Brasileira na competição, por isso é hora de correr, vestir a camisa e afinar os últimos detalhes para não perder a oportunidade do seu bar vender mais. Segundo a previsão da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estabelecimentos do setor terão um aumento de 30% no faturamento durante o período. Isso se o estabelecimento souber aproveitar as 65 chances em cada um dos jogos que o mundial dá de bandeja para atrair mais clientes, encantá-los e fidelizá-los.

Porque além de terem paixão por esportes, torcedores podem ser verdadeiros promotores de boteco: convidam grupos de trabalho, amigos para fazer a festa ou afogar as mágoas. A Copa do Mundo é aquele momento em que as pessoas se mobilizam para beber e assistir aos jogos acompanhados de mais gente.

Essa chance não pode passar batida, com boas estratégias é possível conquistar o coração dos torcedores e fazer do seu bar um verdadeiro ponto de encontro para amantes de futebol e, assim, vender mais. Quem explica mais sobre o assunto e oferece o passo a passo para aproveitar esse momento com estratégia e boas práticas de gestão é Mateus Bodanese, CEO da myTapp, empresa de tecnologia que oferece automatização de serviço de bares. Veja as dicas do especialista:

Ofereça descontos e promoções

Aproveite a Copa para aplicar as estratégias de desconto que mais atraem clientes. As clássicas “chope em dobro” ou “copo maior pelo preço do menor” já são um sucesso. Mas como trabalhar com promoções sem comprometer o faturamento? O importante é planejar a precificação e botar a criatividade para funcionar no argumento de vendas. Algumas opções para inspirar sua criatividade na hora de criar descontos são: combos de comida e bebida; pacotes de reserva de mesas para grandes grupos; promoções que variam de acordo com o resultado dos jogos; descontos temáticos e brindes para os torcedores que vestem a camisa da Seleção; programa de indicação para torcedores levarem amigos; cartão fidelidade para torcedores preencherem e ganharem descontos ao completar; além de “prato do dia” ou “drink do dia” para facilitar a operação e oferecer preços mais competitivos.

Qualidade da transmissão

Parece óbvio, mas vale a pena lembrar, o bar precisa de telas com boa resolução. Seja uma televisão gigante ou um projetor, o que importa é que ninguém perca nenhum lance. Além das telas, também é preciso se atentar à transmissão, então assine um pacote de canais esportivos e tenha sempre um plano alternativo caso a transmissão trave, como um streaming da partida pela internet. Antes do jogo, é sempre bom checar se tudo está funcionando, por isso é essencial testar todos os equipamentos e a conexão. Você certamente não quer torcedores indignados no seu espaço por não conseguirem assistir ao jogo do time de coração.

Relacionamento com torcedores

Com tanta gente querendo assistir aos jogos, o seu público pode mudar um pouco durante a Copa, e você certamente atingirá novos públicos. Quando se trata de buscar novos clientes, é preciso pensar no todo. Qual o perfil deles?Utilize estratégias comerciais para obter informações de contato dos clientes, como nome, telefone e e-mail. Para bares com sistema myTapp, por exemplo, esse processo é muito fácil. Basta criar os campos personalizados para cadastro de clientes no bar e solicitar informações variadas, como o time para qual ele torce, idade, entre outros.

Fidelização

Se o seu bar oferecer descontos, brindes, fizer boas divulgações, mas tiver um atendimento ruim, com filas extensas para pagamento e demora nos pedidos, vai ser difícil conquistar a fidelidade dos clientes. Por isso, o primeiro ponto é se certificar de que sua equipe está treinada e preparada para o aumento repentino no movimento do bar.

Sem dúvida, a automação das torneiras de chope é um facilitador e tanto para garantir uma experiência positiva nos clientes. Sem filas na hora do pagamento e sem esperas para ser atendido, seu cliente mesmo serve o próprio chope, recarrega o cartão de consumo e consome sem limitações. Além disso, o controle do bar fica extremamente simplificado, com todas as informações de consumo e faturamento acessíveis pelo celular ou computador, de qualquer lugar. “Com planejamento, estratégia e boas escolhas de ferramentas que podem auxiliar na gestão de um bar, a Copa do Mundo pode impulsionar seu negócio e trazer resultados de longo prazo. Aí é só correr pro abraço!”, finaliza Mateus Bodanese.