Pular para o conteúdo

Projeto de sustentabilidade criado por alunos de escola pública recebe prêmio nacional de educação

Projetos dos estados de Ceará, Rondônia, Maranhão, Santa Catarina e Bahia foram selecionados por um Júri Popular e por uma banca julgadora

A Samsung anunciou na manhã de ontem (22), os projetos vencedores da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a desenvolverem soluções inteligentes por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com coordenação geral do Cenpec, o programa teve sua cerimônia de encerramento transmitida pelo canal do YouTube, no qual foram declaradas vencedoras as equipes dos estados do Ceará, Rondônia, Maranhão, Santa Catarina e Bahia, considerando os vencedores nacionais e o júri popular.

Selecionados por uma banca julgadora composta por representantes da Samsung e do Cenpec, além de especialistas de universidades e profissionais nas áreas de educação, ciências e tecnologia, os vencedores nacionais foram os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, localizada em Cascavel, Ceará. A equipe criou um protótipo chamado ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à Arboviroses para combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Em segundo e terceiro lugar ficaram as equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, na cidade de Porto Velho (RO), com o projeto de Elaboração de uma biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose, e do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro (MA), com um protótipo de Horta Magnética.

Além disso, pela decisão da banca julgadora, foi atribuído ao projeto Micro Estação de Tratamento em Coari, no estado do Amazonas, a menção honrosa pelo reconhecimento da relevância da solução proposta frente ao contexto.

Já o pelo Júri Popular, que teve votação pública no site do programa entre os dias 8 e 20 de novembro, os três projetos escolhidos foram os seguintes: protótipo de Gerador Elétrico Eólico Vertical de Baixo Custo (GEEVACDA), desenvolvido pelos alunos da Escola de Educação Básica Dom Pastor (Chapecó, SC). O protótipo de Horta Magnética dos alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro (MA), e o da equipe do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, em Araci (BA), que desenvolveu um projeto focado na Produção de luvas a partir do Bioplástico produzido através da Agave Sisalana.

“Estamos muito felizes com os resultados obtidos na 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil. A cada ano que passa, o programa aumenta a quantidade de participantes e eleva a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos. Isso mostra como as iniciativas em educação são fundamentais para alavancar a experiência desses jovens com o campo da ciência e da pesquisa”, afirma Anna Karina, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “O Solve For Tomorrow está inserido na visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação”.

Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, destaca que 2022 foi um ano de muito aprendizado. “Houve o retorno às aulas presenciais e muita coisa mudou, principalmente devido à pandemia de Covid-19. Esta edição se alinhou a essa realidade e olhou para os novos desafios – ou para desafios que não são tão novos, mas que se tornaram mais urgentes”, afirma. “O Solve for Tomorrow Brasil reforça o potencial de estudantes e docentes das escolas públicas de inovar, produzir ciência e ajudar a combater desigualdades”.

Os projetos Vencedores Nacionais receberam duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung para suas respectivas escolas, além de um smartphone Galaxy da Série S e uma Smart TV Samsung de 55 polegadas (1º lugar), um notebook e uma Smart TV Samsung de 55 polegadas (2º lugar) e um smartwach e uma Smart TV Samsung de 55 polegadas (3º lugar) para cada aluno ganhador. Já os alunos e professores dos projetos vencedores pelo Júri Popular foram premiados com um fone de ouvido Samsung Galaxy Buds cada, enquanto suas escolas foram contempladas com uma Smart TV Samsung de 55 polegadas.

Todos os estudantes finalistas receberam um tablet Samsung, assim como os professores semifinalistas. Enquanto os professores orientadores e parceiros das 10 equipes finalistas foram premiados com um notebook da Samsung. 

Solve For Tomorrow

 O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. E em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação (TPE) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no FacebookInstagram e YouTube.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Sobre o Cenpec

Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.