Pular para o conteúdo

Quanto tempo dura uma chapa de aço?

Se você já viu uma chapa de aço, sabe que estamos falando muitas vezes de algo grande, e se você sabe um pouco sobre o mundo da usinagem, e da indústria em geral, sabe que elas vão se tornar coisas ainda maiores.  

Mas será que você já se perguntou quanto tempo dura uma chapa de aço? Sabemos que por mais que possamos hoje criar coisas resistentes, ainda não conseguimos criar nada que dure para sempre.

Basicamente todas as grandes construções que fazemos precisam de manutenção de tempos em tempos, seja algo como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, como a Torre Eiffel na França, então é de se pensar que as chapas de aço também têm uma durabilidade finita. Mas qual será essa durabilidade?

Se você precisa comprar uma, essa é uma dúvida muito justa, principalmente porque você quer ter uma ideia de quando vai precisar trocar ou então fazer uma reforma. Quanto tempo aquela compra, que nunca é barata, vai ter de valer. 

E é importante ter em mente que mesmo comprando com empresas especializadas e que você pode confiar, como a Furaço Chapas Perfuradas, todo aço tem uma validade máxima, por isso se informar sobre esse assunto é completamente justo. 

E hoje vamos te ajudar nesse processo, hoje vamos falar um pouco sobre a resistência do aço, e como isso se reflete quanto a chapa. 

Entendendo melhor sobre o assunto

A primeira coisa que temos que lembrar a todos é que existem diferentes tipos de material na hora de fazer uma chapa de aço, então não podemos chegar aqui e dizer de forma geral quanto dura uma chapa. 

Essa seria uma resposta genérica e pouco aceita, já que cada material dura seu próprio tempo. Existem algumas chapas que podem durar mais e outras que podem durar menos, mas também existem processos que servem para tornar as chapas em geral mais resistentes.

Podemos falar por exemplo das chapas feitas de aço inox, que tem uma gigantesca resistência a agentes corrosivos. Como algumas pessoas podem saber, a corrosão do tempo é o principal rival do aço.  

Apesar de ser um material forte e muitas vezes pesado, o metal tem sérios problemas com água e com o clima em geral. Basta ficar exposto a umidade que não feliz em oxidar, ainda pode acabar criando fungos.

Essa é uma grande preocupação das indústrias, você não quer que algo que eles estão fazendo enferruje e comece a ceder. E por isso o aço inox é tão bem visto pelas pessoas, inclusive comprando móveis que levam esse material, o que obviamente expande a vida útil do mesmo.

Essa inclusive é a principal maneira de se saber se você comprou um móvel falsificado ou algo original, já que se você comprou algo que, na teoria é aço inox, e aquilo enferrujou, você sabe que não comprou certo. E o que mais tem por aí são pessoas que sabem fazer materiais de aço que no olhar e até no toque parecem inox, mas não são.  

Sabe-se que peças de aço inox podem durar até 30 anos, o que é um número impressionante se levarmos em consideração que existem aços que não duram nem 10.

Chapas galvanizadas

Mas como dito anteriormente, não existe uma regra específica. As chapas vão durar de acordo com seus materiais, mas existem procedimentos que podem ser feitos para fazer com que um material dure mais, como por exemplo a galvanização.

A galvanização é o método que a tecnologia conseguiu para fazer com que as chapas de aço durem mais. Esse processo consiste basicamente em dar um revestimento de zinco ao material, o que aumenta muito a sua resistência.

Desta forma, um alho comum vai conseguir durar mais, ainda que não seja feito de inox, o que é muito bom já que não dá para fazer todas as chapas de inox, ele pode ser resistente, mas não é o melhor material para determinados projetos.  

Por conta disso, o processo de galvanização ajuda a fazer com que qualquer metal fique mais resistente ao tempo e a corrosão. Para se ter uma ideia, uma chapa de aço galvanizada pode durar 25 anos em situações comuns. 

Um bom exemplo são as áreas rurais, que permitem que o material não entre em contato com nada demais, sendo realmente um território neutro. Por outro lado, se o material for colocado em orlas marítimas, onde ele precisa lidar com a maresia que praticamente faz com que tudo estrague mais rápido, ele dura 20 anos.  

A diminuição em 5 anos da vida útil nas orlas mostra como o efeito da corrosão pode ser poderosa mesmo com um material tratado para durar mais. Mas com o tempo talvez, a ciência descubra novas maneiras de fazer com que os materiais sejam ainda mais resistentes.