Pular para o conteúdo

Laura Pigossi vence de virada e faz semifinal no Aberto da República no Rio

Valendo vaga para a final do torneio ITF W60, Laura encara a bielorrussa Iryna Shymanovich, a partir das 10h desta sexta, na Rio Tennis Academy

Laura Pigossi / Crédito – Luiz Cândido/CBT

Após 2h52 de partida, a paulistana Laura Pigossi, 120ª no ranking da WTA, garantiu sua vaga para a semifinal do Aberto da República – ITF W60, que está sendo disputado na Rio Tennis Academy. Cabeça de chave 2 do torneio, a brasileira superou de virada a norte-americana Whitney Osuigwe (#293), em 6/7(1) 6/1 6/2.

“Para ser bem sincera, o primeiro set mexeu comigo, foi bem duro, tive minhas chances e deixei escapar no tiebreak. Mas, quando sentei, pensei que tudo bem, que poderia vencer os dois sets seguintes, que não seria o fim do mundo perder o primeiro set. Tinha entendido o primeiro set, sabia como ela jogava. Isso me deu forças. Comecei o segundo abaixo, mas depois subi meu nível”, explicou Laura.

Na semifinal, nesta sexta-feira, a partir das 10h, a tenista número 2 do Brasil encara a bielorrussa Iryna Shymanovich (#316), que derrotou a espanhola Yvonne Cavalle-Reimers, por 6/1 6/3. A estrangeira joga em casa, já que desde março treina na Rio Tennis Academy.

“Treinei com ela (Iryna) aqui nos primeiros dias, é uma jogadora bem agressiva, típica bielorrussa. Não tem muito o que esperar, é fazer meu jogo, colocar minha intensidade e fazer que ela me siga. Eu venho treinando muito bem, esse jogo de hoje foi a prova disso, depois de um primeiro set muito duro, ela baixou o nível e eu continuei igual e melhorei. Eu tenho físico para jogar três horas, se preciso por uns quatro dias seguidos e está tudo bem”, acrescentou Laura.

Abrindo a rodada das quartas de final nesta quinta-feira, a russa Irina Khromacheva (#237), cabeça de chave 6, surpreendeu a norte-americana Hailey Baptiste, cabeça 3, por 4/6 6/4 6/1. Além de fazer sua primeira semifinal em um ITF W60 na temporada, a russa ainda assegurou vaga para o qualifying do Australian Open.

Pela semifinal, Khromacheva terá pela frente a compatriota Amina Anshba (#489), que eliminou a principal favorita ao título, a húngara Reka Luca Jani (#110), por 7/5 6/2. Essa também será a primeira semifinal da russa em um ITF W60.

Nesta sexta-feira, fechando a programação, também será disputada a final de duplas, com brasileira em quadra. A carioca Ingrid Martins e a portuguesa Francisca Jorge, cabeças 2, decidem o título contra as norte-americanas Anna Rogers e Christina Rosca, cabeças 3.

Resultados das quartas de final:

Irina Khromacheva (RUS) d. Hailey Baptiste (USA) – 4/6 6/4 6/1
Iryna Shynanovich (BLR) d. Yvonne Cavalle-Reimers (ESP) – 6/1 6/3
Amina Anshba (RUS) d. Reka Luca Jani (HUN) – 7/5 6/2
Laura Pigossi (BRA) d. Whitney Osuigwe (EUA) – 6/7 6/1 6/2

Semifinal de duplas

Anna Rogers (USA)/Christina Rosca (USA) d. Amina Anshba (RUS)/Valeriya Strakhova (UKR) – 7/6 7/6
Ingrid Martins (BRA)/Francisca Jorge (POR) d. Jessie Aney (USA)/Maria Fernanda Gonzalez (COL) – 7/6 6/0

Programação desta sexta-feira:

Quadra 1
10h
Iryna Shymanovich (BLR) vs Laura Pigossi (BRA)

A seguir

Final de duplas
Anna Rogers (USA)/Christina Rosca (USA) vs
Ingrid Martins (BRA)/Francisca Jorge (POR)

Quadra 2
10h
Amina Anshba (RUS) vs Irina Khromacheva (RUS)

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, Wilson, W A Sport, Adega Online, Kallas Mídia, Unicesumar e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).