Pular para o conteúdo

Trend no Tik Tok de tapar a boca com fita para dormir: Prática segura ou prejudicial?

Recentemente, uma nova trend no Tik Tok de tapar a boca para dormir ganhou bastante visibilidade. A hashtag “Mouth Taping” soma, inclusive, mais de 30 milhões de visualizações. A trend recomenda o uso de uma fita na boca com o intuito de garantir que a respiração ocorra pelo nariz durante o sono.

Segundo os praticantes dessa nova “onda” das redes sociais, o objetivo é dormir respirando apenas pelo nariz para combater o envelhecimento e dormir melhor. Afirmam que fechar a boca com uma fita nos lábios, forçando uma respiração com o nariz ao dormir, resolve problemas de respiração. Entretanto, médicos consideram a ação perigosa, podendo transformar-se em um risco de vida.

Infelizmente, a fita na boca é uma maneira extrema de encorajar a respiração nasal que traz sérios riscos à saúde. “A atividade pode contribuir para problemas mais sérios, como doenças cardíacas, DPOC e derrame, principalmente se aplicado e você sofre de apneia do sono.” alerta o médico do esporte, otorrinolaringologista e com atualização em medicina integrativa Dr. Victor Lamônica.

A apneia obstrutiva do sono, que é o colapso total ou parcial das vias respiratórias, é uma das perturbações do sono mais comuns e perigosas. Segundo um estudo publicado em 2019 na revista Lancet Respiratory Medicine, acredita-se que mais de mil milhões de pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos têm esta doença. E, segundo os especialistas, existem milhões de pessoas que ainda não foram diagnosticadas.

“Imagine que você tem uma obstrução na cavidade nasal devido a alergias ou está congestionado e, além disso, você prende a boca, pode ser problemático porque você não está recebendo ar suficiente do nariz ou da cavidade oral. Pode resultar em uma pessoa não recebendo oxigênio suficiente à noite.” esclarece o médico Victor Lamônica.

A respiração pela boca está frequentemente ligada a alergias, constipações e congestão nasal crónica. Um septo desviado, que é a cartilagem que separa as narinas, também pode ser uma causa – um septo torto pode bloquear as vias respiratórias.

Para uma boa noite de sono é preciso deixar as vias aéreas respiratórias superiores livres e isso inclui o nariz e a boca. Tampar a boca com fita adesiva, além de não ter nenhum efeito positivo, ainda pode ser prejudicial.

O que mais deve-se considerar para ter uma boa noite de sono?

Evitar dormir de barriga cheia, ainda mais em se tratando de carnes e gordura. Evitar uso de bebida alcoólica, pois isso relaxa a musculatura e piora as chances de roncar.

A obesidade é um dos principais fatores que influenciam no nosso sono. E as alterações anatômicas como retrognatia (queixo para trás), desvio de septo, hipertrofia de cornetos nasais ou adenoide (carne esponjosa), rinite alérgica. Disfunções ou hipotonia do músculo da língua, estresse, ansiedade, uso de celular antes de dormir e sedentarismo.

Estas questões devem ser abordadas e avaliadas antes de decidir tapar a boca com fita. Nada comprova que fechar a sua boca à força durante a noite o vá ajudar a dormir melhor.

“Todas estas questões médicas subjacentes podem ser tratadas numa consulta com um otorrinolaringologista ou um especialista em sono que pode criar um plano de tratamento personalizado.” finaliza o Dr. Victor Lamônica.

Mais Sobre Dr. Victor Lamônica:

Dr. Victor Lamônica

– Residência em Otorrinolaringologia no Hospital Cema em São Paulo, e Fellow em Otologia na Usp Bauru.

– Pós Graduações: Medicina Integrativa Dr. Italo Rachid.

– Prática em Ortomolecular Dr. Carlos Jaldin.

– Medicina Esporte Instituto Pacileo.

– Cursos em Ozonioterapia, Hipnose, Protocolos Injetaveis, Implantes Hormonais, Obesidade e Metabolismo, Nutrição Esportiva.

– Palestrante no Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, nos temas de Medicina Integrativa e as contribuições a Otorrinolaringologia.