Pular para o conteúdo

Pode encostar o guarda-roupa na parede?

É bastante comum que as pessoas, ao comprarem um guarda-roupa, encostem o móvel na parede acreditando ser o jeito certo de colocá-lo no quarto. Será que a forma como deixamos o guarda-roupa no quarto, prejudica de alguma forma o seu estado de conservação? 

Não importa o tipo de móvel que seja o guarda-roupa, encostá-lo na parede até pode, contudo, recomenda-se não fazê-lo. Sabe o porquê?

Porque um guarda roupa de casal novo, por exemplo, se encostado em uma parede com umidade, certamente há de pegar toda essa umidade em sua madeira, não tardando até que apareçam os primeiros pontos de mofo tanto pelo lado de dentro, quanto pelo lado de fora.

Esse mofo além de passar para a roupa, deixando a mesma suja e fedida, acaba transmitindo alergias para a pele e problemas respiratórios que muitas vezes comprometem até mesmo a fala.

Por isso é recomendável que o guarda-roupa não fique encostado na parede, mantendo-se uma distância entre um e outro de no mínimo 5 cm.

Além disso, fica sempre também uma outra dúvida: É possível encontrar um lugar do quarto onde o guarda-roupa fique mais protegido contra as ações do tempo? Onde pode receber mais ar e quem sabe aumentar a sua durabilidade? Onde não pegue tanto mofo?

A resposta é sim! É possível escolher outros lugares do quarto para acomodar o guarda-roupa. De preferência longe da parede. Além disso, vale a pena seguir outras dicas importantes. 

Dá uma olhadinha!

Próximo da entrada de ar

Manter o guarda-roupa perto de uma janela, por exemplo, faz com que o mesmo possa receber ar todo dia e com isso, as chances de fungos espalharem mofos e bolor pelo móvel é praticamente nula.

Quanto mais ar a madeira receber, melhor será para que nenhum tipo de umidade se concentre nela ou ao seu redor. 

Por isso, o melhor a fazer é deixar o guarda-roupa sempre ao lado ou perto da janela, de forma que do lado para onde a janela estiver aberta, o ar se direcione para o móvel. 

Vale lembrar que o mesmo deve ter as portas e as gavetas abertas, para que o ar também circule em seu interior e assim, surta o efeito esperado.

Carpetes por baixo

Quem precisa ou gosta de mudar os móveis do quarto de lugar com frequência, sabe o quanto isso prejudica a qualidade dos mesmos, sobretudo do guarda-roupa. 

O ideal é que embaixo do guarda-roupa, sempre que possível, seja colocado um pedaço de carpete, de forma que ao arrastá-lo de lugar, o mesmo deslize com facilidade sem que a movimentação cause qualquer atrito na madeira.

A movimentação constante pode fazer com que o móvel se desgaste muito mais rápido que o de costume e com isso, perde-se um guarda-roupa com mais rapidez que o normal.

A menos que se possa comprar dois guarda-roupas por ano, ninguém quer perder um guarda-roupa novo, tão rapidinho.

Limpeza imprópria  

Para limpar um guarda-roupa não é necessário lavá-lo com panos excessivamente encharcados de água ou sabão. Esse tipo de limpeza apenas serve para apodrecer a madeira aos poucos, reduzindo a vida útil do móvel.

O ideal é que sejam utilizados produtos próprios, como um lustra-móveis, por exemplo, ou um óleo de peroba, que além de realçar o brilho da madeira ainda a protege contra a poeira que se acumula e os efeitos do tempo, como o próprio mofo.

Há quem apenas limpe o guarda-roupa com um espanador, o que não está errado. Desde que realmente apenas haja uma leve poeira sobre o mesmo. Em caso de mofo, o ideal é que seja feita uma limpeza com água sanitária ou mesmo com vinagre branco, para que não fique com cheiro forte.

Seguindo estas dicas, há de se ter um guarda-roupa sempre novo por muito mais tempo.