Pular para o conteúdo

Confira 10 potenciais benefícios dos alimentos à base de cannabis

Estímulo ao sistema imunológico, regeneração muscular e regulagem dos níveis de colesterol estão entre os principais

A cannabis vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores industriais, principalmente no alimentício. As sementes, por exemplo, possuem ativos com diversos componentes benéficos à saúde e ricos em fibras e minerais, como o ferro, potássio e cálcio.

São inúmeras as suas possibilidades de utilização, inclusive o consumo in natura, como farinha ou na forma de óleo. É possível usar em cobertura de legumes, saladas, frutas, iogurte, misturados em chutneys, molhos, entre outros. O uso do insumo pode ser ampliado para sobremesas, como biscoitos, tortas, sorvetes e como barras nutricionais.

Com isso, a Remederi, farmacêutica brasileira com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal, elencou os principais benefícios desses alimentos.

Confira os 10 principais benefícios dos alimentos derivados de cannabis:

Estímulo do sistema imunológico: as proteínas são parte integrante de enzimas, anticorpos, hormônios, fibrinogênio e também são encontradas no plasma sanguíneo. Os ácidos graxos essenciais (lipídios fundamentais para todas as células do nosso corpo) também são conhecidos por ajudar a reforçar o sistema imunológico.

Aumento da energia: os ácidos graxos essenciais produzem o dobro de energia que os carboidratos e quebram as proteínas mais lentamente, logo, a energia é liberada mais lentamente e com o tempo.

Melhora na digestão: devido à alta proporção de fibras alimentares, há comprovado efeito benéfico na digestão.

Regeneração muscular: a proteína do cânhamo possui todos os 9 aminoácidos essenciais (isoleucina, leucina, valina, lisina, treonina, triptofano, fenilalanina, metionina e histidina), atuando diretamente na regeneração física, também podem auxiliar no aumento de massa muscular.

Promover a saúde do coração: quando a arginina (um antioxidante), a fibra alimentar e os ácidos graxos são combinados, obtém-se um conjunto de nutrientes que podem reduzir a chance de doenças cardíacas.

Reduz a fome e ajuda no combate à obesidade: as fibras alimentares e os ácidos graxos promovem uma saciedade significativamente prolongada, o que faz com que a pessoa possa ingerir uma quantidade menor de alimentos.

Limpeza do cólon: a alta proporção de fibra alimentar (solúvel e insolúvel) ajuda na limpeza natural do cólon e pode reduzir o risco de hemorróidas, diarréia e constipação, além de ajudar a eliminar toxinas do corpo.

Melhorar o metabolismo: a ingestão de proteínas é essencial para a perda de peso e um metabolismo aprimorado, contribuindo para uma eliminação mais rápida de gordura e formação de massa muscular.

Regulagem dos níveis de colesterol: com a ajuda de ácidos graxos essenciais, o nível de gorduras não saudáveis em nosso corpo diminui, incluindo a formação de placas de colesterol nas artérias.

Redução do risco de osteoporose: os ácidos graxos essenciais desempenham um papel importante em muitos processos, incluindo a prevenção da osteoporose, que geralmente é o resultado da deficiência de dois deles (GLA e EPA).

De acordo com Fabrízio Postiglione, CEO da Remederi, a cannabis impacta diretamente em diversos setores como petroquímico, têxtil, construção civil e alimentício, que possui produtos produzidos à base do insumo com características funcionais e saudáveis. “É um ramo em constante evolução, tornando-se uma tendência em diversos países que são instruídos em relação aos seus benefícios”, explica.

Sobre a Remederi

A Remederi é uma farmacêutica brasileira, com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. Com qualidade e produtos certificados, produzidos com selo GMP (de boas práticas de fabricação) e ISO 17065, oferece às pessoas acesso à terapia canabinóide, de forma simples, segura, rápida e fácil.

A empresa possui também o Instituto de Ensino e Pesquisa Remederi, que promove cursos com objetivo de educar profissionais da saúde a respeito de medicamentos à base de canabidiol. Com sede em São Paulo, atualmente conta com um time de mais de 25 colaboradores e prestadores de serviços. Mais informações nos canais sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube; e no site.