Pular para o conteúdo

Como saber a velocidade da sua internet?

Uma das coisas mais importantes de uma boa internet é a sua velocidade. Muitas pessoas não sabem, mas se você não tem uma internet rápida pode ficar difícil de ver vídeos, baixar arquivos, usar serviços de streaming e até de se comunicar.

Essa última parte é também a mais importante, já que para quem trabalha com internet, se comunicar é fundamental. Se uma mensagem deixa de chegar, se você não consegue fazer uma reunião online, isso são clientes que você está perdendo. 

Claro que hoje os problemas com velocidade de internet são bem menores. Quem já viveu o começo da era dos computadores e da internet lembra que eram algumas horas, às vezes dias para que uma simples foto fosse baixada.

E pior, a maior parte do tempo, a internet só podia ser usada na parte da madrugada. Além de ser ruim era incrivelmente mais cara do que hoje em dia. As coisas mudaram muito, e ela deixou de ser algo exclusivo das classes sociais mais altas.  

Aos poucos fomos aprendendo a ver vídeos, baixar músicas, e fazer várias coisas usando a internet, mas sem nenhuma dúvida, hoje é o momento que mais precisamos de internet rápida, para basicamente tudo. 

Se você joga online, por exemplo, sabe que uma internet sem velocidade pode prejudicar a sua jogatina. Se você gosta de usar serviços de streaming, eles são totalmente dependentes da sua internet para poderem funcionar, e não estamos falando só de vídeo, estamos falando também do Spotify.  

Com advento da fibra óptica, você consegue a combinação de muita velocidade, mas também por um preço bem acessível, como é com a internet em Uberlândia. A internet chega o quanto você contrata, sem maiores problemas. 

Internet lenta?

Mas o que fazer quando não é isso que acontece? O que acontece quando você sente que sua internet está lenta? É importante que você tenha algumas informações à mão para saber o que fazer.  

A primeira coisa que você deve ter é a informação de quanto a sua internet deveria entregar. Quando você vai assinar um plano de internet, está em contrato qual é a velocidade que eles têm que te fornecer, então você tem que ter certeza de que está pegando um plano com uma internet satisfatória.  

Uma vez que você sabe quanto de internet você deveria ter, é hora de ter certeza de que estão te ofendendo o valor certo. Pela internet existem milhares de sites que oferecem esse tipo de teste.

Basicamente o site consegue analisar o quanto de internet você tem disponível, e assim ele joga na sua real qual é a sua velocidade de internet naquele momento e se ela estiver menor do que deveria, você deve entrar em contato com o provedor.

No entanto, é preciso lembrar o seguinte: existem duas coisas para serem levadas em consideração quando o assunto é internet, que é a velocidade de download, e a velocidade de upload. A velocidade de download tem a ver com você baixar arquivos, com você puxar coisas da internet.

A velocidade de upload é a velocidade da sua internet para mandar informações para fora. As duas precisam estar rápidas para que tudo funcione perfeitamente, então fique de olho nos dois na hora de fazer o seu teste.  

Vale lembrar que pode ser que seu provedor de internet tenha a própria página ou software de teste deles, então é sempre bom ver com eles antes de fazer o teste em qualquer lugar. 

O que fazer se a internet estiver de fato lenta?

Se a sua internet estiver lenta e isso não bater com o plano que você assina, você pode entrar em contato com seu provedor. Mas vamos supor que o sinal do provedor está normal, que a velocidade está normal, mas que você está sentindo a internet lenta.

Existem algumas coisas que você pode fazer para resolver a situação. Por exemplo, você deve primeiro conferir no celular e nos celulares de quem mais está conectado quais apps estão abertos em segundo plano.

Existem muitos tipos de aplicativo que usam a internet, e consomem ela mesmo quando estão em segundo plano. Se você e essas pessoas tiverem vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, eles podem estar consumindo toda a internet do Wi-Fi, e por isso tudo vai ficar mais lento.

Lembre-se também de verificar se o seu modem é roteado, se está funcionando perfeitamente, de que o Wi-Fi está chegando até o cômodo que você está, e se você tem todos os softwares necessários devidamente. 

Em resumo, a internet é tão boa quanto a sua velocidade, e se você está sentindo que ela não é rápida só suficiente, o melhor a se fazer é realizar um teste para ter certeza, e assim que você identifica qual é o problema, tentar resolvê-lo o mais rápido que você conseguir.