Pular para o conteúdo

Detox pós-festas: dicas para começar o ano com mais saúde e qualidade de vida

A nutricionista Tamires Cristina conta como uma dieta balanceada ajuda o organismo a se recuperar dos excessos das festas de fim de ano

Diante dos excessos das celebrações de final de anos e a chegada do verão, que faz as temperaturas subirem, muitas pessoas procuram redobrar a atenção aos cuidados com a saúde, especialmente por meio de uma alimentação mais saudável, que vai ajudar no processo de desintoxicação do organismo. “Nessa época, a tendência é aumentarmos o consumo de alguns vilões da dieta como o açúcar, comidas industrializadas, álcool e embutidos”, explica Tamires Cristina, nutricionista da Sodexo On-site.

A especialista ressalta que não existe um alimento desintoxicante por si só, mas que fazer escolhas inteligentes quanto aos alimentos que ingerimos ajuda nosso corpo no processo de desintoxicação. Assim, quando começamos a comer corretamente, sem exageros, esse processo é beneficiado e mais eficiente.

E para ajudar as pessoas que procuram manter uma vida mais balanceada no novo ano, Tamires preparou algumas dicas que irão ajudar o organismo a eliminar o consumo exagerado de gorduras, carboidratos e álcool.

1)   Escolha com cuidado os alimentos que compõe seu prato

Mantenha uma alimentação nutritiva e equilibrada composta de proteínas, carboidratos, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Abuse dos preparos assados, cozidos ou crus e evite o uso de muito sal, pois ele ajuda a reter a água no organismo. Evitar frituras, ultraprocessados e alimentos com muito açúcar, também irá favorecer seu organismo no processo de desintoxicação. E não exclua grupos alimentares da sua refeição, pois só comer determinados alimentos, ainda que saudáveis e naturais, é algo muito restritivo e pode não fornecer a quantidade de nutrientes que seu corpo precisa.

Lembre-se dessa fórmula: pelo menos a metade do seu prato deve ser de verduras, vegetais e legumes, tanto cozidos como crus, ¼ de proteínas, como carnes, peixes, ovos, entre outros, e o restante de carboidratos.

2)   Foco na hidratação

Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e maior transpiração. Por isso, a ingestão de bastante água é ainda mais essencial.

Chás e sucos também podem ser consumidos, mas de maneira moderada e, preferencialmente, o mais natural possível.

3)   Abra espaço para os probióticos

Encontrados em iogurtes, os probióticos reequilibram a flora intestinal, melhorando nossa digestão e contribuindo para aumentar nossa imunidade.

4)   Mantenha o corpo em movimento

Além da alimentação, aderir a uma rotina de exercícios também ajuda no processo de desintoxicação do organismo, Além disso, manter o corpo em movimento contribui na redução do inchaço e na manutenção do peso.

5)   Durma bem

Ter uma boa noite de descanso é essencial para recuperar o corpo. Por isso é importante regular o sono para normalizar o funcionamento do organismo e potencializar o detox.

Além das dicas, a nutricionista separou uma receita de suco que vai ajudar a melhorar a nutrição e o processo de desintoxicação depois das festas. Confira:

Suco de Maçã verde com gengibre

Ingredientes:

150 ml de água
1 maçã verde
1 fatia de abacaxi
2 fatias de gengibre
1 colher (sobremesa) de chia

Modo de preparo:

Corte as maçãs em rodelas e retire as sementes. Adicione a fatia de abacaxi, as fatias de gengibre, a maçã e a água no liquidificador e bata por 3 minutos. Por último acrescente a chia. Sirva gelado.

SOBRE A SODEXO ON-SITE BRASIL

Com 56 anos de expertise em todo o mundo – mais de 40 anos só no Brasil –, a Sodexo On-site Brasil é líder em serviços de qualidade de vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o País. Sustentada pelos valores espírito de equipe, espírito de serviço e espírito de progresso, a trajetória da Sodexo é marcada pelo propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facilities management, responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

 

https://www.linkedin.com/company/sodexo/

https://web.facebook.com/sodexoservicos

https://www.instagram.com/sodexoservicos/