Pular para o conteúdo

Estética natural em alta: veja como decorar o seu projeto com esse conceito

Quando a elegância, a delicadeza e o estilo regem a premissa de um projeto, é comum que o anseio pela estética das pedras naturais venha à tona. Mármores e madeiras clássicas são, tendencialmente, grandes fontes de inspiração no momento em que essa ideia é tirada do papel.

E uma vez que o embasamento arquitetônico de um lar está na natureza, é preciso ter em vista tudo o que há de melhor no mercado, em termos de durabilidade, resistência à atritos e, claro, estética. Pontos que a Portinari tem como chave para a produção de revestimentos cerâmicos.

A empresa inclusive tem produtos inspirados especialmente nessa premissa. No âmbito das pedras naturais, por exemplo, a empresa conta com a série Sandstone. A linha, que é inspirada no arenito, uma rocha sedimentar composta principalmente por quartzo, conta com uma textura que visa causar uma leve perspectiva de movimento.

A coleção Rarità, por sua vez, faz referência à beleza de dois materiais, inspirando-se na Sodalita e na Quartzite Cielo, respectivamente, suas cores BL e GR. A primeira é azulada e tem veios de tons oxidados. Enquanto isso, a outra remete a uma rocha cristalina acinzentada com veios claros e oxidados.

Ainda na esfera das pedras naturais, a Portinari conta com as linhas Audaz e Boulevard. A série Audaz foi desenvolvida com base nas pedras vulcânicas e representa a sobriedade dos tons escuros à medida que dispõe de uma textura naturalmente desgastada.

Já a coleção Boulevard serve principalmente para frisar o espectro clean, sendo homogênea e tendo relevos em forma de desenhos geométricos justamente com o viés de lembrar o granito Black Ice. No entanto, apesar da natureza oferecê-lo apenas na cor preta, a Portinari decidiu produzir o produto também nos tons cinza suave e terracota, propiciando mais versatilidade.

Quem ama a sutileza e o requinte do mármore também é agraciado com o catálogo da marca, que conta com a linha Líric, que remete ao mármore calacata branca e obtém veios delicados em tons de cinza. Além disso, a Portinari disponibiliza a série Mezzo, criada com base no mármore travertino. Isto é, uma peça contemporânea e efêmera que carrega consigo um apelo mais tátil em sua versão.

Francine Nuernberg, arquiteta da Portinari, destaca as vantagens dos revestimentos cerâmicos inspirados em pedras naturais ou mármores.

“Usualmente, os revestimentos cerâmicos ficam à frente conforme correspondem a um tipo de material com fácil limpeza e manutenção. A variedade de tamanhos e a possibilidade de harmonizar os seus ambientes também tratam-se de pontos importantes.”, frisou.

Sobre a Dexco 
Na Dexco, acreditamos que existem ambientes para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.