Pular para o conteúdo

As piores performances da história da Copa do Mundo

Seleção do Catar – Foto: reprodução/Fifa

O Catar garantiu um pedaço da história indesejada das copas quando surpreendeu a muitos apostadores esportivos da strafe.com com resultados inesperados.

Primeiro que a Seleção Catari de Futebol registrou o pior desempenho já visto de uma nação anfitriã no palco de maior prestígio do futebol internacional.

A equipe de Félix Sánchez, esportista espanhol que atualmente comanda a seleção qatariana, terminou em último lugar no Grupo A, no qual estava incluído.

Simplesmente todas as três partidas da primeira fase foram só derrotas, tendo o Catar marcado apenas um gol no processo.

Esse recorde nada invejável fez com que o país da região do Golfo se tornasse nada mais, nada menos, que a segunda nação anfitriã da história (depois da África do Sul em 2010) a não passar da fase de grupos de uma Copa do Mundo.

E, também, isso os classificou com o pior desempenho geral na edição de 2022 da Copa do Mundo.

De fato, quando os dirigentes do Catar investiram vultosas quantias para viabilizar a realização da Copa do Mundo no país, não imaginavam que a seleção acabaria incluída em um gráfico das piores seleções que já jogaram na competição.

No entanto, foi exatamente isso o que aconteceu.

Felizmente, os torcedores do Catar podem se consolar com o fato de que alguns times internacionais bem estabelecidos também já tiveram desempenhos abaixo da média em uma Copa do Mundo.

E, atualmente, muitos desses mesmos times são hoje considerados de alta performance, tendo muito a ensinar, principalmente para estudantes que estão começando a vida agora e precisam aprender lições de superação e determinação.

Vamos agora, então, dar uma olhada na lista com os países que já registraram os piores desempenhos na história de todas as Copas do Mundo.

  1. México

Foi no ano de 1930 que o México perdeu todos os jogos em seu grupo, sofrendo 13 gols e, portanto, passando pela pior copa da sua história.

Quase cinquenta anos depois, em 1978, os mexicanos teriam novamente um desempenho negativo um pouco similar, tendo sofrido 12 gols em três derrotas.

  1. Estados Unidos da América

No ano de 1934, os Estados Unidos jogaram apenas uma partida na fase do mata-mata, tendo perdido por um placar de 7 a 1 para a Itália.

Para você ver só como não é apenas o Brasil que tem na sua história esse placar em uma Copa do Mundo…

  1. Indonésia

Em 1938, a seleção asiática perdeu por 6 a 0 para a Hungria no mata-mata e, por causa desse desempenho, também íntegra essa lista.

  1. Bolívia

Os bolivianos perderam em 1950 para o Uruguai por 8 a 0 em uma partida eliminatória que sempre será lembrada de forma triste pelo país.

  1. Coreia do Sul

Já pensou a seleção do seu país perder em duas partidas do seu grupo por um placar agregado de 16 a 0?

Pois foi isso o que ocorreu com os sul-coreanos em 1954.

E, assim, a mesma seleção que na Copa do Mundo 2022 chegou às oitavas de final e fez o Brasil, atual n° 1 no ranking da FIFA, suar a camisa em busca da vitória, também já foi, em 1954, considerada uma das 10 piores seleções de todos os tempos.

É certamente algo a se pensar.

  1. Suíça

Eliminada em 1962 da copa sem nenhum ponto em três jogos da fase de grupos, a seleção suíça novamente também teve um desempenho nada invejável em 1966.

Nesse ano, os suíços perderam todas as partidas do seu grupo após enfrentar a Espanha, a Argentina e a a Alemanha Ocidental.

  1. El Salvador

Um total de 9 gols foram sofridos por El Salvador em 1970, não havendo nenhum gol sequer tendo sido marcado pela seleção latino-americana na fase de grupos.

Em 1982, um desempenho semelhante faria com que El Salvador fosse derrotado pela Hungria por um placar de 10 a 1 no primeiro jogo da fase de grupos, tendo perdido todas as outras duas partidas.

  1. República Democrática do Congo

Em 1974, quando o país ainda não se chamava República Democrática do Congo, mas sim Zaire, a sua seleção perdeu todas as três partidas por uma pontuação agregada de 14 a 0.

  1. Grécia

Ao todo, 10 gols foram sofridos pela Grécia em 1994, tendo a seleção marcado apenas uma vez em três derrotas.

  1. Arábia Saudita

Há quem diga que o país nunca se recuperou da derrota por 8 a 0 para a Alemanha no seu jogo de estreia na Copa do Mundo de 2002.

Foram três derrotas sofridas nesse respectivo ano pela Arábia Saudita também.

2014: 

  1. Camarões

Em 2014, a mesma seleção que venceu o Brasil em 2022 sofreu nove gols e marcou apenas um, ficando fora da fase de grupos sem um ponto sequer.

  1. Catar

Único país a sediar uma Copa do Mundo sem nunca ter se classificado para ela, o Catar não conseguiu conquistar um único ponto em casa em 2022.

Eles conseguiram limitar sua oposição a apenas sete gols ao longo do torneio, o que significa automaticamente que eles se saíram melhor do que a maioria das equipes citadas acima em relação aos piores desempenhos de suas histórias.