Pular para o conteúdo

5 dicas para acertar na escolha do piso e revestimento em pequenos ambientes

Lofts e apartamentos pequenos são tendência nos grandes centros. Eles são a escolha de pessoas que trabalham nas Capitais ao longo da semana e migram para o interior aos finais de semana e também para casais sem filhos. E quando o ambiente é pequeno e integrado, pensar na decoração como um todo é fundamental para deixar o local aconchegante. Por esse motivo, planejar cada ambiente é indispensável para conseguir transparecer a sensação de amplitude nos cômodos e também para melhor organização e disposição dos móveis e objetos.

Pensando na fase da reforma, duas questões devem ser muito bem avaliadas, pois serão protagonistas nos ambientes e é sobre isso que falaremos hoje: a escolha de pisos e revestimentos para ambientes pequenos, que farão toda a diferença na sensação de amplitude e luminosidade. E quem nos traz essas preciosas dicas é a arquiteta Josi Mizobata, da Strufaldi, indústria brasileira do ramo de revestimentos cerâmicos no mercado desde 1995. Confira:

1. Dê preferência para cores claras:

As cores claras são adequadas para pequenos espaços, devido a sensação de amplitude. Tonalidades como branco, bege e cinza claro são ideias para este tipo de projeto.

2. Dica de piso:

Um único tipo de piso instalado em grande parte da residência, principalmente nas áreas interligadas, como a sala, cozinha e área de serviço, cria uma sensação de espaços maiores, pois também aumenta a sensação de amplitude. Caso o piso seja numa tonalidade clara, a sensação será maior ainda.

3. Revestimentos menores

Os revestimentos menores permitem uma variedade de paginações mesmo num espaço pequeno, dando a possibilidade de personalização, principalmente em áreas que o cliente deseja destacar na sua residência, como o frontão da pia, uma parede de fundo no lavabo ou uma parede na área gourmet.

4. Revestimentos 3D

Devido o pouco espaço que algumas casas e apartamentos possuem, o revestimento com relevo em 3D precisa ser usado com muito cuidado, opte por relevos mais suaves para as áreas internas, onde dará um leve toque de movimento, sem se tornar algo muito cansativo.

5. Estilo industrial vintage

O estilo industrial continua em alta no design e na arquitetura, e combina perfeitamente em apartamentos pequenos, no estilo loft e estúdio, que estão em alta novamente. Um dos tipos de revestimentos mais usados dentro desse estilo são os retangulares, que foram inspirados nos antigos azulejos instalados nos metrôs de Nova Iorque. Além do toque industrial, as tonalidades claras deste tipo de revestimento ampliam o ambiente e ao mesmo tempo é possível criar uma paginação personalizada.

Sobre a Strufaldi:

A Strufaldi é uma indústria brasileira do ramo de revestimentos cerâmicos. Fundada em 1995 por Eduardo Strufaldi, tem sua fábrica localizada na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, em uma área de 220 mil metros quadrados e com uma capacidade produtiva de 5 milhões de metros quadrados por ano.

Com o avanço tecnológico dos últimos 10 anos, a empresa vem aumentando o seu parque fabril e investindo no lançamento de novas linhas de produtos, mais atraentes e diferenciadas, tanto por seu design, quanto por seus formatos e texturas.

A empresa tem destaque na exportação para alguns países presentes nas três Américas e conta como principal característica um rigoroso programa de compliance, assim como procura atender todas as práticas sustentáveis para garantir o futuro do planeta.