Pular para o conteúdo

Soluções tecnológicas ajudam a reduzir desperdício de alimentos

Medidas são relevantes em meio a uma realidade em que 50% da população brasileira sofre algum nível de insegurança alimentar e quase 20 milhões passam fome. 

Plataformas online têm buscado alternativas para reduzir o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo. Aplicativos como Food To Save, Comida Invisível, B4Waste e Appétit Delivery conectam estabelecimentos que possuem frutas, legumes e outros produtos que iriam sobrar a consumidores e Organizações Não Governamentais (ONGs) que desejam comprá-los. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), perdas alimentares globais e desperdício alimentar são problemas sociais e ambientais da atualidade. Estima-se que, somente no Brasil, cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos sejam desperdiçadas por ano. 

Nesse sentido, vale lembrar a questão da segurança alimentar e da fome no país. Segundo estudo divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pessan) em 2021, 50% da população brasileira sofre algum grau de insegurança alimentar e quase 20 milhões passam fome. 

Conforme relatório da FAO, o desperdício tem impacto significativo na sustentabilidade dos sistemas alimentares, diminui recursos para os produtores e aumenta os preços para os consumidores. Na venda, por exemplo, o Brasil desperdiça 22 bilhões de calorias – considerado suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de indivíduos e reduzir a fome a menos de 5%. 

A tecnologia pode ser uma aliada por oferecer opções focadas no combate ao desperdício. Alguns aplicativos evitam que restaurantes joguem comida fora, por exemplo, ajudando a fazer com que esses alimentos cheguem nas mãos de quem precisa. Essas são alternativas que ajudam também o bolso do consumidor, já que menos desperdício pode significar economia no vale refeição, por exemplo.

Geolocalização aproxima empresas de ONGs 

Como uma alternativa para combater o problema do desperdício, nasceu a plataforma Comida Invisível. A proposta é conectar quem tem alimentos para doar com quem precisa. Conforme conta a criadora do App, Daniela Leite, em entrevista à imprensa, a situação de vulnerabilidade social no Brasil e de desperdício de alimentos próprios para o consumo foram fatores decisivos para motivar o desenvolvimento da plataforma.

A startup social, chancelada pela FAO com o selo Save Food, usa geolocalização para aproximar companhias que possuem alimentos ainda bons e adequados para consumo a ONGs que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde o lançamento da plataforma, em 2019, mais de 150 toneladas de alimentos foram doadas, o que beneficiou cerca de 2,5 milhões de indivíduos. Hoje, a startup conecta mais de 120 empresas a 400 ONGs cadastradas.

Disponível tanto na versão web quanto mobile, o aplicativo Comida Invisível atende todo o Brasil. Para ser um doador de alimentos, é necessário que o estabelecimento se cadastre no site e opte por um dos planos de acesso. Já para quem deseja receber os alimentos, é preciso se cadastrar na plataforma e ficar atento aos avisos de doação que chegam pelo app ou e-mail cadastrado.

Refeições mais em conta

A franquia Appétit Delivery oferece um modelo de negócio que pode ajudar restaurantes a diminuírem o volume de comida jogada fora diariamente e ainda oferecer vantagens aos clientes. O app desenvolvido pela Rhede Sistemas, empresa de tecnologia sediada em Cascavel (PR), incentiva os restaurantes a oferecer preços menores em seus pratos após determinado horário. 

O presidente-executivo e sócio da franquia, Juliano Matias, observa, em entrevista à imprensa, que essa é uma medida digitalizada de uma prática já comum em ambientes físicos. Isso porque alguns locais mudam os valores do seu buffet, por exemplo, após o horário normal de almoço para comercializar o que seria possivelmente jogado fora, mesmo estando em perfeito estado para consumo.

A franquia está em movimento de ampliação de seus serviços para cidades de até 150 mil habitantes. Atualmente, o app funciona em 150 municípios de 13 estados brasileiros.

Supermercados também podem reduzir desperdício 

Outra solução tecnológica que busca diminuir o desperdício de comida é o aplicativo B4Waste, direcionado a supermercados. Um dos motivos do desperdício neste ramo é a necessidade da troca de estoque, graças ao prazo de validade dos produtos não adquiridos pelos consumidores. 

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a perda de alimentos no ano passado custou R$ 3,6 bilhões às lojas desse segmento.

O aplicativo opera assim como os demais apps de comércio virtual e de entregas de alimentos. No entanto, ele disponibiliza apenas produtos próximos da validade. Assim, os supermercados precisam informar a data limite do alimento e oferecer preços inferiores a 50% do praticado em estabelecimentos físicos.

Sacolas-surpresas podem ser vantajosas

Criada no ano passado, a startup Food To Save também tem como estratégia principal fazer uma ponte entre produtos com validade próxima ao vencimento e comércio ou cliente final.

Para isso, são montadas sacolas-surpresas com alimentos como pães, pizza e chocolates, com descontos de até 70%. Em 2021, a empresa cresceu 300%, negociou 150 mil sacolas e movimentou mais de R$ 1,8 milhão, como conta o CEO Lucas Infante em entrevista à imprensa. 

A ferramenta nasceu na cidade de São Paulo, foi para Campinas, no interior do estado e, posteriormente, chegou ao Rio de Janeiro. Atualmente, o serviço está disponível em 20 cidades brasileiras.