Pular para o conteúdo

Excel SOMASE: como usar a função?

Na hora de elaborar planilhas eletrônicas e fazer cálculos, algumas dúvidas são frequentes. Uma delas diz respeito ao uso da função Excel SOMASE.

As empresas estão de olho nos hard e soft skills dos candidatos na hora de analisar os currículos. Entre as competências técnicas mais citadas, vale destacar Microsoft Excel, um programa do Pacote Office muito usado em atividades de rotina administrativa. 

Saber usar o Excel é extremamente importante não só por questões de organização pessoal, mas também como uma habilidade que te permitirá alcançar outros patamares no mercado de trabalho. Atualmente, quanto mais habilidades você possuir melhor será a vaga que conseguirá, além de abrir um campo maior de vagas que você poderá concorrer. 

Por ser um programa com muitos recursos é interessante procurar por cursos de Excel gratuito com certificado, porém, hoje vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a fórmula de Excel SOMASE. 

O que é a fórmula de Excel SOMASE?

Essa função é usada para somar uma quantidade numérica presente em uma coluna, levando em consideração critérios de pesquisa estabelecidos em outra coluna. Um bom exemplo dessa função em uso é a soma da quantidade de produtos específicos que foram comprados dentro de uma lista de compras. 

Quando posso usar a fórmula SOMASE?

A fórmula do Excel SOMASE normalmente é usada para somar a quantidade de vezes que um termo aparece em uma lista ou para realizar a soma de valores dentro de uma planilha. Com certeza será uma das funções mais utilizadas no trabalho ou até mesmo para facilitar a sua organização financeira

Como devo usar a fórmula do Excel SOMASE?

Para usar a fórmula você precisa selecionar o retângulo onde pretende depositar o resultado da soma e escrever a função =SOMASE. Automaticamente o Excel já te mostrará quais são os argumentos da função que são válidos para uso. 

Esses argumentos possuem 3 tipos, são eles:

  • Intervalo: são procurados os critérios dentro desse espaço específico da planície. No caso de uma lista de compras, o Intervalo vai ser entre o começo e o fim da planilha. 
  • Critérios: é o que você quer procurar. No caso de uma lista de compras seria o item que você quer encontrar: limão, sabonete, abacaxi, sal, açúcar…
  • Intervalo_soma: é a coluno dos valores que vão ser somados. 

Por que usar a função do Excel SOMASE?

Em uma tabela pequena, com poucos itens, é possível fazer essa mesma conta manualmente, mas quando falamos em tabelas com muitos itens, é mais interessante conseguir somar as quantidades de produtos numa lista sem precisar procurar um por um. Essa é a razão de usar a função SOMASE. 

Alguns exemplos de utilização da fórmula SOMASE.

É importante usar a função SOMASE para facilitar a manipulação dos resultados no Excel, atendendo certos critérios pré-definidos. As condições variam bastante dependendo do que o usuário precisa somar. 

Vamos mostrar alguns exemplos de pesquisas que podem ser realizadas com a função SOMASE. 

Como somar valores procurando por números brutos?

Nesse exemplo usaremos um relatório de despesas de uma pequena empresa, que você é o administrador, como base.

Imagine que nesse relatório de despesas você adicionou todos os gastos fixos que teve durante o mês e que alguns desses valores estão muito acima do que o esperado. Você precisará analisar esse aumento para poder identificar o que está acontecendo e ver quais são os valores que estão acima da sua média de gastos.  

A média desses valores fica em torno de R$100,00 então para encontrar na tabela de gastos todos os desembolsos que vieram acima desse valor. Para encontrar todos esses valores de uma única vez podemos usar a fórmula:

= SOMASE(D1:D10;”>100”)

Onde d1 e d10 representam o intervalo onde os valores estão. 

Como somar valores que pertencem a um conjunto. 

Imagine que você é o administrador de uma equipe de vendas que foi separada em 3 grupos com 5 trabalhadores cada e precisa saber qual deles teve a maior quantidade de vendas no mês. 

Usando a função SOMASE, é possível identificar as vendas de cada trabalhador e depois somá-las para chegar a um valor final, quando será possível comparar as informações. 

A função será =SOMASE(I1:I10;I12;J1:J10), onde na coluna I se encontra a informação a qual grupo o trabalhador pertence, a célula I12 está a condição que precisamos retornar com soma. 

SOMASE com duas ou mais condições

É possível fazer somas com mais de um critério usando a função SOMASES no Excel. Usaremos o exemplo sobre mãe que amamentam depois dos 6 meses do bebê e dormem a noite inteira. 

Usando a SOMASES para definir o resultado é necessário quantificar 1 para cada mãe em determinada coluna que será usada para efetuar a soma e aplicar a seguinte fórmula:

= SOMASES(O2:O10;M2:M10;”SIM”;N2:N10;”SIM”)

Essa fórmula vai buscar dentro do gráfico todas as mães que responderam sim para as questões. 

 

Agora que você já aprendeu tudo o que precisava saber sobre como usar o Excel, use e abuse da sua versatilidade e encaixe essa função às suas necessidades, otimizando os processos de busca e soma de valores em tabelas. 

Não esqueça de procurar por cursos mais completos e aprender as outras funções que o Excel tem a te oferecer. Esses conhecimentos vão melhorar o seu desempenho e te colocar em evidência. Opte por cursos gratuitos que te forneçam certificados de conclusão, assim você poderá adicionar esses cursos ao seu currículo