Pular para o conteúdo

5 exercícios para fazer em casa, aumentar a autoestima e felicidade

Profissional de Educação Física lista exercícios que mais estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis por aumentar a autoestima e reduzir a ansiedade

A maioria das pessoas já ouviu que a prática de atividade física melhora a saúde e ajuda a prevenir doenças. O que muita gente ainda não sabe é que os exercícios físicos têm uma importante ação fisiológica que aumenta a nossa autoestima e muda a forma como nos enxergamos, melhorando todos os aspectos da nossa vida. Esse reforço ocorre antes mesmo de vermos no espelho alguma mudança na nossa forma física.

O profissional de educação física da Growth Supplements, Leandro Twin, explica que, quando nos exercitamos, nosso organismo produz neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e endorfina, responsáveis por sensações de bem-estar, felicidade e a busca pela felicidade. “Os neurotransmissores liberados durante o exercício regulam nosso humor, sono, libido e ansiedade, melhorando nossa autoestima. O impacto disso na melhora da nossa vida é gigantesco”, completa.

Confiança para se relacionar

Uma autoestima alta contribui para a nossa saúde mental e reforça nossas relações interpessoais e profissionais. “Quem tem boa autoestima é mais confiante e quando nosso humor está regulado, conseguimos nos dedicar mais às nossas tarefas e melhoramos nossa convivência em casa e no trabalho. Isso também é um círculo virtuoso, porque facilita a manutenção dos bons hábitos e de uma vida saudável”, resume.

Vale qualquer exercício?

O profissional explica que quanto mais sistêmico (movimentando vários músculos do corpo) for o exercício, maior será a liberação de neurotransmissores. “Nisso os exercícios aeróbicos, como corrida e caminhada em ritmo acelerado, são até melhores do que os anaeróbicos, como a musculação. Outro benefício deste tipo de exercício é que você normalmente pratica sozinho e consegue ter um tempo consigo mesmo para pensar na vida com mais clareza. Ter esse momento para si ajuda, inclusive, a tomar decisões mais acertadas”, acredita.

Pular corda: queima de calorias com baixo investimento

Autoestima de graça

Para Leandro Twin, a falta de dinheiro não impede ninguém de se exercitar. O treinador indica a caminhada acelerada ou a corrida, que podem ser praticadas na rua. Mas também há opções para fazer em casa e em pouco tempo. É o fim das desculpas. “Quem não quer sair de casa pode pular corda, subir e descer escadas, fazer polichinelos e a corrida estacionária. Ainda dá pra fazer uma variação dessa corrida, movimentando os braços para cima e para baixo. Dá até montar algum tipo de circuito, intercalando essas atividades, o que ajuda a aumentar a frequência cardíaca”, enumera.

O treinador explica que, no caso de exercícios aeróbicos, é preciso fazer séries de, no mínimo, 3 minutos sem pausa. “Nos circuitos com três exercícios, por exemplo, a pessoa pode fazer um minuto de cada atividade sem pausa. Lembrando que é preciso fazer, no mínimo, 30 minutos de atividades diárias por pelo menos 5 vezes na semana”, completa.