Pular para o conteúdo

Os 9 melhores jogos para memória e raciocínio das crianças

Quer oferecer brinquedos que aprimoram o cérebro das crianças? Confira aqui uma lista de jogos para memória e raciocínio ideais para os pequenos!

Uma maneira divertida de passar o tempo e poder exercitar o cérebro é apostando nos jogos para memória e raciocínio. São opções que desafiam os jogadores a resolver um problema ou a memorizar peças. Isso exige do jogador concentração, raciocínio lógico e memorização rápida.

Além disso, são excelentes ferramentas para brincar na infância, e assim ajudar no desenvolvimento dessas habilidades tão importantes na vida dos pequenos. Podem ser inseridos desde a primeira infância, com jogos adequados para a faixa etária e que sejam seguros para brincar. E cada jogo pode oferecer desafios exclusivos, aumentando assim a gama de possibilidades de aprendizado.

Podem ser jogados individualmente, em dupla ou mais pessoas, dependendo da quantidade de peças ou tipo de jogo, conforme as recomendações da marca, podendo trabalhar além da memória e raciocínio, a paciência, a socialização, noções matemáticas e muito mais.

E para tornar o jogo ainda mais interessante e chamativo para os pequenos, vale apostar em jogos da memória de diversos personagens famosos, como de quadrinhos, desenhos animados, filmes, séries, e muitos outros, tornando o jogo lúdico com a temática que agrada as crianças. Assim, se garante diversão e incentiva o desenvolvimento com eficácia.

Para te ajudar, selecionamos os principais jogos nesta lista para você conhecer e incluir na rotina da garotada. Confira!

1. Jogo da memória – pares idênticos

O clássico jogo da memória que tem como objetivo descobrir quais são as peças que formam pares idênticos é uma das melhores opções para investir. Nele, o jogador trabalha a memória ao necessitar lembrar onde cada peça está para formar os pares similares que estão ocultos.

É bem divertido e existem diversas opções no mercado, com modelos personalizados com personagens famosos, animais, alimentos, carros, entre outros. Atenção com a faixa etária, pois quanto maior a dificuldade maior é a idade indicada. Dá para jogar sozinho ou em duplas.

2. Jogo Cara a cara

Esse jogo precisa ser jogado em dupla, cada um com seu tabuleiro, o qual o objetivo é descobrir quem é o personagem do seu oponente, através de perguntas, que serão respondidas com “sim” ou “não”. É indicado para as crianças que estejam na segunda infância, já que demanda habilidades de raciocínio mais complexas.

3. Jogo Genius

Outro jogo para memória e raciocínio é o Genius, ideal para desenvolver capacidades sensoriais da visão, tato e audição. Também melhora a sensibilidade musical, coordenação motora e socialização. É jogado em dupla ou mais pessoas através de um display.

Neste jogo divertido, o jogador deve memorizar a sequência de sinal e repetir logo em seguida incrementando mais um, apertando as teclas do display correspondentes. Os sinais são disponibilizados em quatro cores diferentes (amarelo, verde, vermelho e azul) e ao apertá-los promovem som.

4. Palavras-cruzadas

Pode ser jogada por tabuleiro ou por revistas específicas, podendo ser jogado individualmente ou em grupo. O objetivo desse jogo é formar palavras com as letras e espaços disponíveis. Há modelos simples, com palavras fáceis, e os modelos mais elaborados com maior número de palavras complexas. Observe a indicação da faixa etária para proporcionar um desenvolvimento adequado da criança.

5. Roda a roda

Esse famoso jogo inspirado em um programa de televisão tem como propósito acertar a palavra sorteada. É jogado em grupo, quem acertar mais palavras durante as rodadas é o vencedor. Trabalha a memória, raciocínio, criatividade, competitividade, entre outras habilidades.

6. Xadrez

É um dos jogos mais conceituados do mundo, que envolve muito raciocínio estratégico e previsibilidade. É jogado em um tabuleiro, o qual cada jogador inicia a partida possuindo 16 peças, que possuem regras específicas para serem movimentadas. Ganha quem conseguir efetuar o xeque-mate no seu adversário.

7. Damas

Também é outra opção que utiliza tabuleiro, porém suas peças possuem formatos iguais. É jogado em dupla e demanda um raciocínio estratégico rápido e previsibilidade para ter sucesso. A movimentação é somente pela diagonal, tendo como propósito capturar todas as peças adversárias.

8. Banco imobiliário

Esse jogo também garante diversão entre a criançada, já que é jogado em grupo. Os jogadores precisam comprar e vender imóveis sem falir, trabalhando noções financeiras, concentração, raciocínio, memória, entre outras habilidades. É jogado em tabuleiro, geralmente 4 pessoas disputam os imóveis mais valiosos e 1 pessoa é responsável pelo banco.

9. Detetive

Neste jogo, as crianças vão precisar descobrir quem é o assassino, analisando os suspeitos, buscando as pistas nos cômodos da mansão. É um jogo de suspense e demanda da criança aprimorar as habilidades de raciocínio para desvendar o mistério.

Esses são os 9 jogos para memória e raciocínio indicados para a criançada. Há opções para diversas idades e gostos que vão entreter os pequenos. Gostou das opções? Compartilhe com seus amigos para que outras crianças também brinquem e se divertiram com esses itens!