Pular para o conteúdo

Passo a passo para investir e ter o casamento dos sonhos

Investimentos são boas opções para os casais que pretendem se casar, mas devem ser utilizados com cautela para evitar transtornos

Ainda na infância, muitas pessoas idealizam o dia do casamento, sonhando em encontrar o amor de sua vida e fazer uma grande festa com tudo o que tem direito. Mas ao chegar na vida adulta, muitos noivos percebem que, para realizar o desejo, é preciso se planejar e se organizar.

Uma festa para celebrar a união de um casal é composta por muitos detalhes como buffet, local da cerimônia, vestido de noiva, terno, site de casamento, música, decoração, entre outros. Mesmo para os eventos menos tradicionais ou com número pequeno de convidados, esses aspectos podem gerar valores expressivos no orçamento.

Por esse motivo, saber como investir pode ser a solução para muitos noivos. Mas para isso, é preciso manter os pés no chão para que o investimento venha acompanhado de um bom planejamento financeiro, considerando a realidade do casal e o tempo disponível até a data do casamento.

Como começar a se organizar 

O primeiro passo para se organizar financeiramente para esse evento é saber quanto custa o casamento dos sonhos. A realidade é que não há uma resposta fixa para essa questão, pois os valores podem variar bastante de acordo com o anseio do casal. Sendo assim, uma cerimônia pode custar de R$ 5 mil a R$ 300 mil, tudo irá depender das preferências dos noivos.

Ao decidirem se casar, é essencial que os dois estabeleçam o que desejam para o dia do evento. Traçar detalhes como número de convidados, padrão da festa, critérios da celebração, locais de interesse e ideais para o casamento é fundamental nessa fase inicial.

Após isso, os casais podem definir o orçamento disponível no momento e até quanto pretendem gastar. Se os preços estiverem muito altos para a realidade dos noivos, é importante ponderar as escolhas e pensar em novas ideais para o casamento.

Saiba como investir para casar

Uma forma de otimizar as economias do casal para a realização desse sonho é por meio dos investimentos. Manter o dinheiro aplicado fará com que valor renda até o momento de resgate, gerando um montante mais alto do que se o casal só juntar economias.

No entanto, antes de utilizar esse recurso, é importante que os noivos considerem alguns aspectos como risco do investimento, pois ficar sujeito a riscos e oscilações pode ser arriscado para o orçamento dos noivos.

Os casais que desejarem seguir com essa estratégia devem se atentar ao tempo disponível para a aplicação. Dependendo desse fator, o investimento pode variar, assim como a sua rentabilidade. Para os noivos que precisam fazer o dinheiro render em pouco tempo, como seis meses ou um ano, é necessário investir em ativos de maior liquidez.

Uma das opções recomendadas neste caso são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), um tipo de investimento que pode ser resgatado depois de seis meses e rende acima de 100% do CDI, sendo ainda uma opção segura, por ser protegida pelo Fundo Garantidor de Créditos e isenta do Imposto de Renda.

Além disso, também há as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Com a primeira opção, os noivos podem escolher a data de vencimento, ganham isenção do IR e também um aporte mínimo um pouco superior quando comparado ao LCI.

Já o CDB é uma alternativa para casais com pouco tempo para investir, pois há liquidez diária e o dinheiro pode ser resgatado quando bem desejarem, sendo também uma opção segura.

Para os noivos que estão se organizando para casar entre dois e cinco anos, existem outros ativos disponíveis. É possível investir no Tesouro Direto Selic, que também pode ser resgatado a qualquer momento e é indicado por consultores financeiros. Os Fundos de Curto Prazo também podem ser utilizados, pois possuem baixo risco.

Por fim, os noivos dispostos a se arriscarem um pouco mais também podem usufruir dos Fundos Multimercado, em que aplicam o dinheiro em ativos da Bolsa de Valores, de câmbio e de renda fixa. No entanto, antes de utilizar a estratégia, é importante que os casais busquem por opções que possam ser resgatadas dentro do período desejado.

Cabe ressaltar que todos os investimentos citados acima também podem ser boas soluções para os noivos que já casaram ou que tenham outros planos, como mobiliar a casa, fazer reformas ou viajar.