Pular para o conteúdo

Shadowing: Como essa técnica pode te ajudar a ser fluente em inglês

Para aqueles que estão iniciando a sua jornada na aprendizagem da língua inglesa ou, até mesmo, já tem familiaridade, mas querem se tornar fluentes, algumas técnicas podem dar o impulso que faltava para você alcançar o nível de proficiência.

Dentre elas, podemos mencionar o shadowing, uma forma popular e ágil de trabalhar a pronúncia do idioma, facilitando o aprendizado de forma eficiente e prática.

Quer aprender esta técnica para melhorar a sua capacidade de se comunicar em inglês? Acompanhe este texto e descubra mais sobre o shadowing, como aplicá-lo e seus benefícios. Boa leitura!

O que é shadowing?

Essa técnica foi criada em 1950, pela linguística Ludmilla Chistovich. No entanto, tornou-se popular por meio do professor Alexander Arguelles. Também conhecido como método escutar e repetir, o shadowing consiste em ouvir um áudio em inglês e repetir o que foi dito em voz alta.

Além disso, para o funcionamento da técnica, é fundamental imitar o sotaque, entonação e ritmo da fala, como uma espécie de jogo de imitação.

Como funciona o shadowing?

Com o intuito de melhorar as suas habilidades no inglês (ou em qualquer idioma estrangeiro que você queira), a técnica envolve repetir discursos logo após tê-los ouvido.

Para isso, é válido também transcrever o que foi escutado. Isso porque a escrita reforça o conteúdo e ajuda o estudante a memorizá-lo. No entanto, isso não é essencial para colocar o shadowing em prática e experimentar seus resultados.

Quais os benefícios dessa técnica?

Além de poder ser feito de qualquer lugar, essa técnica é uma maneira de agilizar o desenvolvimento da habilidade de pronunciar o inglês com maior assertividade e fidelidade ao idioma. Outro ponto positivo, é que você também estará treinando o seu ouvido para captar sotaques e nuances na pronúncia dos estrangeiros.

A técnica não substitui o contato com falantes da língua, mas para alunos que fazem curso de inglês online, o shadowing é uma excelente maneira de complementar as aulas.

Vale ressaltar que essa técnica também pode ajudá-lo em outras áreas da vida, como no meio acadêmico ou profissional. É comum ter dificuldades para memorizar um conteúdo importante para uma reunião de trabalho ou uma matéria teórica que pode aparecer em uma prova de vestibular. Nessas situações, o shadowing pode te ajudar a absorver o que você precisa para obter sucesso, seja no teste ou na apresentação.

Como aplicar o shadowing no seu dia a dia?

Para colocar o shadowing em prática, você precisa:

  1. Escolher o áudio que será escutado e repetido: podcasts, filmes, músicas, tudo isso é válido. Também é interessante variar os sotaques, assim você tem contato com as variações do inglês.

  2. Ouça e repita todos os sons: o ideal é escolher um local tranquilo para ouvir com atenção o áudio.

  3. Ouça e repita enquanto lê o texto traduzido: uma vez que você já repetiu o conteúdo em inglês, busque entender o que foi dito e ouvido.

  4. Ouça e repita enquanto lê a transcrição em inglês: para melhorar ainda mais o aprendizado, faça todo o processo novamente, mas, desta vez, leia a transcrição do áudio em inglês.

  5. Faça o exercício todos os dias: a constância é fundamental para obter os resultados. Com a repetição, o inglês e seu vocabulário ficarão cada vez mais naturais para você.

Agora que você já sabe como funciona a técnica shadowing é hora de colocá-la em prática. Reserve um tempo diário para este exercício, 10 minutos já é suficiente, o importante é mantê-lo em sua rotina. Assim, em algumas semanas, isso se tornará um hábito.

Lembre-se que o shadowing é interessante para complementar o aprendizado. Ao associá-lo a um curso de inglês online, você sentirá cada vez mais facilidade em ouvir e pronunciar em inglês.  Logo você estará vendo os resultados e sentindo cada vez mais facilidade em ouvir e pronunciar em inglês.