Pular para o conteúdo

Dia Nacional da Mamografia alerta para importância do diagnóstico precoce 

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, a cidade registrou um aumento de 21% nos casos de câncer de mama em 2022 

Em 05 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, data que reforça a importância de se fazer um exame de radiografia das mamas, seja para rastreamento do câncer de mama ou investigação de lesão suspeita. 

De acordo com a oncologista Cristiane Mendes, da Oncoclínicas Ribeirão Preto, a neoplasia de mama é uma doença causada pelo crescimento descontrolado de células que mudam suas características habituais diante das alterações no seu material genético.  “Alguns tumores demoram a se desenvolver e outros podem ter crescimento rápido, mas vale destacar que o tratamento tem boa resposta, principalmente quando diagnosticado e tratado no início”, comenta a médica.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que, em 2023, a neoplasia deve atingir cerca de 74 mil brasileiras, sendo 20 mil somente no Estado de São Paulo.

Em Ribeirão Preto, interior do Estado, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou em 2022 um aumento de 21% no número de casos da doença em relação a 2021. Foram contabilizados 316 casos da neoplasia e 106 óbitos.

“Nossa região está entre as localidades com maior incidência do câncer de mama e este aumento do número de casos na cidade é mais um alerta para a importância do acompanhamento periódico com um especialista e para a realização da mamografia. O exame permite o diagnóstico precoce, já que é capaz de detectar a doença numa fase assintomática – não palpável – permitindo assim iniciar o tratamento mais cedo. Nesse cenário, aumentamos as chances de controle da doença com tratamentos mais conservadores, mantendo qualidade de vida e, sobretudo, diminuindo a mortalidade e incrementando as chances de cura das pacientes”, explica a médica. 

Segundo Cristiane, a mamografia é recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, porém caso a paciente tenha histórico familiar, principalmente com parentes de primeiro grau, esse acompanhamento deve começar antes, sendo cada caso avaliado individualmente.

Prevenção

“Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são fatores essenciais para reduzir as chances de incidência do câncer de mama e também os riscos de recidiva da doença”, diz o Dra. Cristiane Mendes. 

Ainda de acordo com a oncologista, obesidade, sedentarismo e tabagismo estão entre os fatores evitáveis que podem contribuir para o surgimento do tumor.

Sinais e Sintomas

Estar atento aos sinais e sintomas ajudam a detectar o câncer em fase inicial. O surgimento de nódulos nas mamas ou axilas, a mudança      expressiva entre o tamanho dos seios, alterações nos mamilos – como saída de secreção, descamação, coceira, e ainda a mudança de cor da  pele da mama – , também são motivos de alerta.

Dra. Cristiane Mendes, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto – divulgação