Pular para o conteúdo

Ingredientes da Xepa: quais temperos elevam os pratos da casa mais vigiada do Brasil

As refeições da “xepa”, que nada mais são do que uma alimentação básica, podem se tornar especiais através do uso de temperos naturais que conferem sabor único

Criatividade e bons ingredientes são sempre bem-vindos na cozinha e ajudam a transformar refeições mais simples em pratos cheios de sabor. Os temperos têm um papel todo especial em criar “xepas” saborosas porque as ervas e especiarias acrescentam aroma, gosto e cor às refeições.

Os temperos da Kitano têm o diferencial de serem 100% naturais e, por isso, cardápios simples do dia a dia, como arroz, ovo, macarrão, filé de frango, entre outros, ganham ainda mais sabor com a adição de temperos. Veja seis alimentos tradicionais que ficam muito mais gostosos e prazerosos de comer com a simples presença de ervas e especiarias selecionadas.

1 – Alecrim no filé:

Os raminhos de alecrim são muito aromáticos e conferem uma nota marcante ao filé de frango e outros tipos de carne.

Filé de Frango com Alecrim

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

500g de filé de peito de frango

2 colheres (chá) de 100% Alecrim Kitano

1 colher (café) de sal

1 dente de alho amassado

2 colher (sopa) de óleo

1 colher (café) de 100% Pimenta-do-Reino Preta em Pó Kitano

2 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo: tempere o frango com o sal, o alho, o óleo e a pimenta-do-reino. Reserve. Aqueça a frigideira e frite os filés aos poucos, dourando os dois lados. Reserve. Na mesma frigideira, aqueça a margarina, junte o alecrim e misture. Regue a mistura sobre os filés reservados. Sirva quente.

2- Coentro no arroz

Uma forma simples de dar mais sabor e elegância ao arroz é investir no coentro acompanhado de abobrinha. Esses pequenos detalhes farão grande diferença!

Arroz com Abobrinha e Coentro

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo

2 dentes de alho amassados

1 abobrinha italiana pequena cortada em cubos pequenos

1 xícara (chá) de arroz

1 colher (chá) de Coentro em Pó Kitano

1 colher (chá) de sal

2 xícaras de água fervente

Modo de preparo: aqueça o óleo em fogo médio e refogue o alho e a abobrinha por 2 minutos. Junte o arroz e refogue por mais 3 minutos. Coloque o coentro, o sal e misture. Adicione a água fervente.

Cozinhe com a panela semitampada por 15 minutos ou até secar o líquido. Sirva em seguida.

3 – Noz Moscada no Macarrão

Para quem quer dar um up no macarrão, a noz moscada é um tempero suave com traços levemente amendoados e adocicados. Combina demais com molho branco, dando uma cara muito mais atraente à massa.

Macarrão ao molho branco com noz moscada

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

1 unidade de massa da sua preferência – 500g

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de Cebola Granulada Kitano

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de leite quente

1 colher (chá) de sal

1 embalagem de creme de leite (200g)

1 colher (chá) de Noz-Moscada Kitano

Modo de preparo: despeje o macarrão sobre a água quente na panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Em outra panela, derreta a manteiga na panela e refogue a cebola. Polvilhe a farinha e misture rapidamente até obter uma mistura homogênea. Adicione o leite aos poucos mexendo sempre até obter uma mistura lisa e cremosa. Acrescente o sal, a noz-moscada e misture. Junte o creme de leite e misture até obter um molho cremoso.

4 – Curry e Salsa na sopa

Para quem gosta de sopa, vale muito ter o curry na despensa, afinal esse tempero é um mix de ervas e especiarias selecionadas que amplia o sabor do prato. A receita da Kitano de sopa de legumes tem também a presença da salsa para reforçar o aroma.

Sopa de Legumes com Curry e Salsa

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite

300g de peito de frango cortado em cubos pequenos

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de Curry Kitano

1 batata média cortadas em cubos pequenos

1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos

1 colher (chá) de sal

4 xícaras (chá) de água fervente

1 xícara (chá) de macarrão de letrinhas ou outro de sua preferência

1 colher (chá) de 100% Salsa Kitano

Modo de preparo: em uma panela grande, aqueça o azeite e doure o frango.

Acrescente a cebola, o alho, o curry e refogue. Adicione a batata, a cenoura, o sal e a água fervente, e cozinhe por 10 minutos ou até os legumes ficarem macios. Acrescente o macarrão e cozinhe até a massa ficar macia. Acrescente a salsa e sirva em seguida

5 – Tomilho na Batata

O tomilho é muito usado na culinária francesa. E por aqui não é diferente. Uma das principais virtudes é a sua capacidade de pontuar mais sabor às refeições preservando o gosto original do prato. O tomilho é um trunfo na cozinha também para renovar o sabor da batata da refeição anterior.

Batatas cozidas com Tomilho

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes: 4 batatas médias

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de Cebola Granulada Kitano

1 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de 100% Tomilho Kitano

Modo de preparo: descasque e corte as batatas. Aqueça metade do azeite e refogue a cebola. Junte as batatas, o sal, e refogue por 2 minutos. Coloque a água, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos ou até ficarem macias. Acrescente o tomilho e o restante do azeite e misture. Cozinhe até secar o líquido e as batatas ficarem levemente douradas. Sirva quente.

6 – Salsa e Coentro no ovo cozido

Os temperos para o ovo cozido podem ir muito além do sal e azeite. Dica da Kitano: experimente essa receita que leva coentro, salsa e queijo branco.

Ovo Cozido com Coentro e Salsa

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

Meia xícara (chá) de queijo branco amassado

1 colher (chá) de raspas de limão siciliano

1 colher (chá) de suco de limão

1 colher (chá) de Coentro em Pó Kitano

2 colheres (sopa) de azeite

Meia colher (chá) de sal

4 ovos cozidos

1 colher (chá) de 100% Salsa Kitano

Modo de preparo: em uma tigela, misture o queijo, as raspas de limão, o suco, o coentro, o azeite e o sal. Reserve. Separe as gemas das claras, com cuidado para que as claras não quebrem. Reserve as claras. Junte as gemas na mistura reservada mexendo até obter uma mistura homogênea. Distribua a mistura na cavidade das claras reservadas e polvilhe a salsa. Pronto!

Siga a Kitano pelas redes:
Instagram: Link
Facebook: Link

 

Sobre a Kitano:

Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com mais de 30 tipos entre ervas, especiarias e pimentas 100% naturais. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos para entregar qualidade e segurança à mesa do brasileiro, a Kitano quer engajar e inspirar os consumidores a comparar e descobrir que tempero não é tudo igual: qualidade pode ser percebida por meio dos seus aromas mais marcantes, sabores mais potentes e cores mais vivas.

Sobre a General Mills

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie’s, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Kitano e Mais Vita, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.