Pular para o conteúdo

Como montar um coquetel de casamento em 5 passos

Chef Henrique Campos ensina os detalhes deste dia tão especial

 

A grande maioria dos noivos que optam por casamentos menores apostam no formato de coquetel, no qual os convidados podem ficar sentados ou em pé e o menu é pensado para ser degustado com as mãos, as tradicionais finger foods. Mas como saber o tipo de serviço ou os pratos mais adequados para este formato? O chef Henrique Campos, à frente do restaurante Figurate Italian Food, de Curitiba, fez uma seleção de dicas que podem ajudar a definir como será o coquetel.

“A primeira decisão é o tipo do serviço.  A  melhor coisa é que as pessoas tenham flexibilidade para comer em pé ou sentadas, por isso recomendo o formato volante ou buffet”, diz o chef.

Confiras dicas:

Serviço volante

O serviço volante é perfeito para receber com conforto e modernidade. Nele os convidados ficam em pé, podem caminhar pelo local, enquanto garçons oferecem aperitivos que não necessitam utilizar talheres para serem degustados. Para um coquetel com poucas pessoas é o formato ideal.

Estilo buffet

Uma das opções mais práticas para quem não quer ter garçons servindo é o buffet, ou serviço à americana. Neste formato os pratos ficam em uma mesa e os convidados podem se servir livremente, seja com finger foods ou com pratos que precisem de talheres, mas nada muito complicado.

Pratos

Recomendo sempre que as pessoas sirvam aquilo que gostam de comer, afinal, é o dia do casamento! Além de pensar em servir o que se gosta de comer, é preciso levar em conta a estação – isto impacta na escolha e no preço dos alimentos – e que a degustação possa ser feita de forma fácil. Pequenas porções para comer sem talheres são sempre bem-vindas!

Mesa de doces

Independentemente do estilo de casamento, uma mesa de doces é necessária. Nela ficará o bolo para o brinde e doces do gosto dos noivos podem fazer a decoração da mesa. O bolo costuma ser um produto caro, mas pesquisando bem é possível achar opções mais em conta. Para a mesa de doces não esqueça dos tradicionais bem-casados, eles também podem servir como lembrancinhas.

Limpeza

Uma das coisas mais chatas que podem acontecer é os noivos, no dia do casamento, terem que se preocupar com o andamento da festa e a posterior limpeza. Relaxe! Invista em profissionais que possam fazer esta parte sem interferir na diversão dos noivos. Alguém para limpar o pós-festa é fundamental, mesmo que seja um pequeno coquetel.