Pular para o conteúdo

Especialista alerta para o cuidado com as otites de verão

Maior exposição à umidade com idas frequentes ao mar e à piscina podem ocasionar o processo inflamatório

Com as altas – ou altíssimas temperaturas – do verão, é difícil resistir a um bom banho de mar, rio ou até mesmo a uma piscina fresquinha. Porém, a exposição excessiva à umidade demanda um cuidado maior com a saúde. Neste período é comum aumentarem os casos de otite externa, também chamada de “otite do nadador”, por conta dos longos períodos em contato com a água.

A Dra. Mariana Schmidt Kreibich Faccin, otorrinolaringologista do Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau (SC) explica que este tipo de otite é caracterizada por um processo inflamatório e/ou infeccioso na parte externa da orelha. Os sintomas são de fácil identificação, como dor intensa que irradia para outros pontos e sensibilidade à manipulação da área, entre outros (veja todos os sintomas abaixo).

Como prevenir?

Há diferentes maneiras de prevenir a otite externa. Uma das principais é não manipular os ouvidos e não remover a cera própria do órgão usando hastes flexíveis ou qualquer outro produto caseiro.

Nos casos de exposição à água, é importante secar o conduto (a parte mais externa do ouvido e o início do canal) apenas com ar, sem introduzir objetos. Pacientes que tenham recorrência em casos de otite também podem utilizar tampões auriculares impermeáveis.

Veja quais são os principais sintomas da otite externa:

  • Dor intensa, irradiada para a região temporal e mandibular
  • Sensibilidade à palpação e manipulação da orelha
  • Prurido (coceira)
  • Perda auditiva condutiva e plenitude auricular por edema e estenose do conduto devido ao acúmulo de debris e secreções
  • Otorreia (saída de secreção da orelha), bolhas ou crostas.

O que fazer em caso de sintomas:

  • Não manipular ou introduzir produtos e objetos
  • Tentar não coçar
  • Procurar auxílio médico para realizar cuidados locais e indicação de medicação, que podem ser anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.

Sobre o Hospital Dia do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.

Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.

Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 40 anos.