Pular para o conteúdo

É possível frear o envelhecimento?

Novos procedimentos estéticos promovem o embelezamento sem exageros e prometem gerenciar o envelhecimento da pele

Recentemente, os procedimentos estéticos da cantora Madonna ao aparecer na cerimônia do Grammy criaram polêmica e chocaram os fãs, levantando a questão sobre os limites das alterações estéticas. Muita gente se pergunta se é possível manter os traços da juventude sem que para isso seja preciso mudar completamente as feições da pessoa. Especialistas em estética indicam que sim e até mesmo dizem que a busca pela naturalidade é uma tendência.

“As pessoas querem envelhecer bem e podem usar procedimentos estéticos para se sentir assim em qualquer idade, de forma natural e sutil”, aponta Shaieli Roedel, que se especializa há mais de seis anos em procedimentos de harmonização orofacial. Segundo ela, existem diversas técnicas disponíveis para gerenciar o envelhecimento, tanto para as mulheres quanto para os homens. E é possível começar cedo. “Não existe uma indicação de idade exata, mas a partir dos 25 anos já se começa a sentir os sinais da idade. Então, o gerenciamento do envelhecimento pode iniciar por volta dos 30 anos”, explica a especialista. As técnicas não apenas atuam para rejuvenescer a pele como também prevenir os sinais. “É indicado analisar a necessidade de cada pessoa, combinando diferentes técnicas de acordo com o objetivo de cada paciente, pois cada rosto é diferente do outro e essa diferença precisa ser respeitada”, acrescenta Shaieli.

A profissional destaca algumas técnicas mais utilizadas para gerenciar o envelhecimento:

  • Toxina botulínica: utilizada para relaxar a musculatura e amenizar rugas e linhas de expressão;
  • Protocoll e Ultraformer, procedimentos para estimular a produção de colágeno e revitalizar a pele;
  • Preenchimentos em pontos estratégicos;
  • Bioestimuladores de colágeno com ácido hialurônico (técnica da Bioreconexão), sem perder as características faciais.

Dependendo do protocolo escolhido é possível perceber as mudanças de forma imediata, mas também há os efeitos que aparecem de maneira gradual a médio e longo prazo. O ideal é que seja feito um acompanhamento anual ou de acordo com a orientação do profissional. Além disso, Shaieli ressalta a importância dos cuidados em casa, com o skin care diário.

Padronização facial?

Devido a alguns procedimentos acabarem ficando com um suposto efeito artificial, a harmonização recebeu nos últimos anos um rótulo negativo, o que desperta certo preconceito entre as pessoas por conta de uma “padronização” no procedimento. Por isso, Shaieli destaca a importância de buscar profissionais alinhados com o objetivo de cada pessoa. “Existem aqueles que buscam procedimentos para realizar uma transformação completa, mas temos visto um grande número de pessoas que apenas querem melhorar o aspecto da pele, gerenciar o envelhecimento ou até mesmo melhorar as proporções do rosto para alcançar resultados naturais”, afirma.

Sobre Shaieli Roedel

Ortodontista, Cirurgiã-dentista e Ortopedista Funcional dos Maxilares e Harmonização Orofacial, membro da Associação Brasileira de Odontologia e da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial. Integra a equipe de professores de Valéria Dalcoll, criadora e desenvolvedora do Protocoll e referência nacional em procedimentos  de harmonização orofacial. Atende no Vale do Itajaí e Alto Vale de Santa Catarina. Saiba mais em: www.shaieli.com.br.