Pular para o conteúdo

Especialista aponta erros mais comuns dos vestibulandos durante o Sisu

Principais equívocos no processo seletivo incluem não pesquisar o histórico de convocações da lista de espera, se inscrever nos últimos dias e pesquisar informações básicas de última hora

O Sistema de Seleção Unificada, popularmente conhecido como Sisu, é o método mais utilizado pelos estudantes brasileiros para ingressar em uma universidade pública, além do vestibular tradicional. O processo seletivo possui uma grande concorrência e, por consequência, muitos interessados tendem a cometer erros durante a seleção.

Por isso, Paulo Victor Scherrer, diretor de Growth na Gama Ensino e professor de Biologia na  Gama Pré-Vestibular, curso preparatório, com aulas online ao vivo, aponta os erros mais comuns que os vestibulandos costumam cometer durante o processo seletivo, que seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira os erros mais comuns:

  1. Pesquisar as informações básicas de última hora

O aluno precisa entender a distribuição de vagas para cada modalidade, os pesos de cada área e a aplicação ou não de bônus regional. Estar seguro das reais opções de inscrição é fundamental para não cometer erros que inviabilizem a matrícula.

  1. Não pesquisar o histórico de convocações da lista de espera

A lista de espera é uma possibilidade que pode – e deve – ser utilizada pelos candidatos. Basta o aluno conhecer o histórico de convocações do seu curso nas edições anteriores e entender se sua colocação é ou não arriscada.

  1. Se inscrever nos últimos dias do processo seletivo

Acompanhar os movimentos na nota de corte e na sua colocação parcial é muito importante para tomar decisões seguras e para prever com precisão o resultado final.

  1. Não pensar bem antes de se inscrever em uma segunda opção

Muitos candidatos perdem a oportunidade de participar da lista de espera da 1ª opção por serem aprovados na 2ª opção. Ninguém é obrigado a se inscrever em duas opções. Portanto, só o faça se realmente tiver interesse de cursar.

  1. Se inscrever em um curso que não tem interesse só para conseguir uma aprovação

Infelizmente isso é muito comum. Vários alunos, ao verem que não serão aprovados nos seus cursos de interesse, migram suas inscrições para cursos com menor nota de corte apenas para “colecionar” aprovações, mesmo sem ter desejo em cursar. Fazendo isso, o candidato pode estar tirando a vaga de outro aluno que tenha real interesse em ingressar no curso. Isso favorece a ociosidade de vagas na educação pública, que é financiada por todos os brasileiros.

De acordo com Paulo Victor Scherrer, o Sisu é um processo seletivo complexo e com particularidades. “Enquanto outros processos seletivos não permitem múltiplas opções ou trocas de inscrições, ele permite inscrição em duas opções e trocas ilimitadas durante os dias de inscrição”, diz.

O professor aponta que, por um lado, o modelo do Sisu diminui a ociosidade de vagas em instituições públicas de ensino superior e aumenta as chances dos candidatos conseguirem uma vaga, entretanto, aumenta a complexidade do processo, gerando dúvidas e prejudicando os candidatos menos preparados.

“Considerando esse processo, ganha vantagem o aluno que se prepara melhor e investe tempo pesquisando bem sobre suas opções de inscrição antes da abertura do processo seletivo”, finaliza.

Gama Pré-Vestibular

A Gama Pré-Vestibular  é um curso preparatório, com aulas online ao vivo. Utiliza a tecnologia desenvolvida pela  Gama Ensinocom base em Inteligência Artificial, para gerar uma jornada personalizada para cada aluno, o que direciona o estudo e eleva seus resultados. A tecnologia permite personalizar a grade curricular do aluno, entendendo seus pontos fortes e fracos, para aumentar o rendimento nas provas e as chances de aprovação.

O resultado é uma taxa de aprovação de 80%, sendo que 60% desses alunos passam em uma Universidade Federal. Além das aulas e da grade curricular personalizada, ainda conta com uma plataforma, com ferramentas que auxiliam o aluno durante sua jornada em ano de vestibular.

Mais informações no site: gamaprevest.com