Pular para o conteúdo

Fevereiro Roxo: Especialista explica como a prática de exercícios ajuda no tratamento do Alzheimer

O Alzheimer é uma doença degenerativa, que traz a perda das funções cerebrais, como memória, comportamento e planejamento do dia a dia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhões de pessoas têm a doença. Mesmo sendo mais comum em idosos, os especialistas destacam a importância de um estilo de vida saudável para prevenir a doença.

“O exercício físico é um dos impulsionadores de resultados positivos em diversos aspectos do nosso organismo de maneira não medicada”, destaca o coordenador técnico da AYO Fitness Club, Prof. Me. Júlio César Chaves Nunes Filho. O profissional de Educação Física destaca ainda que uma rotina ativa promove uma melhora em aspectos ligados ao Alzheimer. “Além de ganhos em capacidades físicas, como força, flexibilidade, resistência aeróbia, uma rotina de treinos leva a uma evolução nas sinalizações hormonais e das capacidades cognitiva e de memória”, exemplifica.

Outro benefício que pode ser destacado por realizar atividade física é a ativação do hormônio irisina durante o exercício físico. ’’Uma pesquisa publicada no Renomado Jornal Nature Medicine em 2019 constatou que esse hormônio liberado dos músculos durante o treino mostrou ser a chave para reversão das falhas na memória causadas pelo Alzheimer, com primeiros testes sendo atestados em camundongos”, comenta Julio.

Para alunos diagnosticados com Alzheimer, a indicação são modalidades que  instiguem a memória, como alongamento, fortalecimento muscular, respiratório e exercícios aeróbicos. “Mesmo com a prática ativa, recomendamos que sempre se respeite os limites do corpo e com o devido acompanhamento profissional”, enfatizou o coordenador.