Pular para o conteúdo

Ação inédita do Boticário e de Quem Disse, Berenice? conecta tendências de beleza com inteligência artificial para criar a beleza deste carnaval

Unindo a expectativa dos consumidores a uma tecnologia avançada, o pioneirismo das marcas propõe uma nova forma de se inspirar em tendências de maquiagem

Ineditismo, tecnologia, inovação e criatividade são as palavras-chave do Projeto FOL.I.A, aposta do Boticário e Quem Disse, Berenice? para liderar as tendências de maquiagem do carnaval 2023. A ação, que tem como DNA a essência inquieta das marcas do maior ecossistema de beleza do Brasil, usa a Inteligência Artificial (IA) como recurso para propor um banco de imagens inspiracionais – para que os foliões de todo o Brasil possam acessar e recriar sua versão inédita no carnaval da retomada. Acesse aqui.

O projeto materializa mais uma das iniciativas pensadas para surpreender e ampliar a jornada do consumidor – fortalecendo uma conexão profunda e o protagonismo que eles têm em cada estratégia. O Consumer Centric é um pilar comum às duas unidades de negócio do Grupo Boticário, que aposta na data de forma integrada, incentivando sua essência: livre expressão, criatividade e ousadia. A relevância do formato está na sinergia entre tecnologia e consumidor – em uma coexistência complementar. As marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes criativas e inspiradoras.

O ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio de makes. Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única. O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e proximidade com a GenZ.

Idealizado em parceria com a Druid Creative Gaming, o projeto FOL.I.A apresenta, a partir do dia 13 de fevereiro, um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho” – pensadas para diferentes perfis de consumidoras, além de contar com matérias no blog com tutoriais e cards clicáveis com indicação de produtos. “Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos. “Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data”, finaliza.

Bruna Pastorini, CSO e sócia da Druid Creative Gaming, lembra que todo o processo de criação por meio de IA passou por curadoria e avaliação humana. “Levamos em conta critérios, como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e, ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor”, explica. Foram convidados um maquiador e personalidades para recriarem as makes digitais, incentivando, assim, seus seguidores a se jogarem nas cores, utilizando a tecnologia como ferramenta de expansão da imaginação e criatividade.

A estratégia de lançamento do projeto FOL.I.A conta com um filme digital de campanha, conteúdos de bastidores para aproximar o consumidor do processo de criação e um time de peso, composto pela atriz Carla Diaz e a influenciadora Ismeiow, além do maquiador Diego Borges, que assinou as produções.

Como as marcas chegaram até aqui

Em 2021, o Boticário foi pioneiro no mercado de beleza brasileiro e criou a sua primeira loja in game no jogo Avakin Life, com uma série de ativações para conectar a marca aos usuários e proporcionar um carnaval inovador e possível para todos, dadas as circunstâncias da pandemia. Buscando explorar novas plataformas e ferramentas que permitissem ampliar a conexão e geração de experiência com a marca, foram criadas skins exclusivas de diversas categorias (perfumaria, maquiagem, cabelos, cuidados) para que os usuários pudessem utilizar em seus avatares e sentissem a beleza dos produtos físicos, ainda que dentro do jogo. Em 2022, a marca retornou para o game com a influenciadora virtual da Sabrina Sato, a Satiko, que participou de um concurso de fantasia no jogo e ajudou a comunicar as novas skins de cabelos e maquiagem das marcas Intense e Match, sem contar os tutoriais reais de looks que foram levados para inspirar os usuários.

Também visando à inovação e reforçando uma parceria consolidada há três anos, Quem Disse, Berenice? e Beats somam novamente esforços para oferecer lançamentos verdadeiramente instigantes, interessantes, ousados e de alta performance para fortalecer a conexão com a Geração Z. Em 2023, a marca aproveita o contexto de folia para o lançamento de sua mais recente collab. Em parceria com maquiadores e criadores de conteúdo, a marca preparou uma série de conteúdos e tutoriais de inspiração de makes de carnaval que estarão disponíveis nas redes sociais, destacando os produtos da parceria que são formulados com ecoglitter.

FICHA TÉCNICA – CAMPANHA

Cliente: Boticário & Quem Disse, Berenice?

Produto: Institucional

Agência: DRUID CREATIVE GAMING

Título: Carnaval – FOL.I.A

Peças: Filme Hero/Behind the scenes/TikTok

CEO: Claudio Lima

COO: Evandro Guimarães

CGO: Bernardo Mendes

CSO: Bruna Pastorini

Planejamento: Pedro Quintão

Diretor Geral de Criação: Rafael Hessel

Criação: Amanda Peccini, Lucas Marcinichen

Diretora Geral de Atendimento: Mariana Nunes

Atendimento: Jorge Maio, Victoria Pedroso, Mirella Agnes Freitas, Emeli Ribeiro

Gerente de Produção: Raoni Corrêa

RTV: Leandro Silva

Motion lead: Renan Godoy

Editor: Caio Mendonça, Leandro Antônio

Aprovadores O Boticário: Renata Gomide, Marcela De Masi, Sylvia Cardoso Castello Branco, Julia Pires, Aline Verona, Ariana Deschamps

Artistas: Carla Diaz, Ismeiow

Modelo: Brennda Martins

Maquiador: Diego Borges

Assistentes de maquiagem: Vinícius de Assumpção e Lucas da Silva Santos

Stylist Carla Diaz: Fabrício Lucena Neves

Ass. de Stylist: Janaina Santos

Assessoria Carla Diaz: Mariana Incerti

Assessoria Ismeiow: Allan Marinsek

Agência de Mkt. de influência: Publination

Produtora:  Madre Mia Filmes

Diretor de Atendimento: Telma Reis

Executiva de Contas/Atendimento: Gisele Menezes

Diretor de Cena: Thiago Artimonte

Assistente de Direção: Lia Patricia Rojas Silva

Diretor de Fotografia: Edu Lopes

Ass. de Câmera 1: Tiago Caetano Alves

Ass. de Câmera 2: Lucas Laureano de Macedo

Logger: Anderson de Oliveira Alves

Making of: Rogério Engelhard

Eletricista: Sérgio Rodrigues da Silva

Ass. de Eletricista: Marcos Alves de Brito

Operador de Áudio: Murilo Alexandre de Freitas Borine

Diretor de Arte: Joan Josep Ibars Pallas

Produtor de Objetos: Guilherme Henrique Ferreira

Contrarregra: Rodrigo Oliveira Campos

Diretor-executivo: Antônio Manuel Gomes

Produtora: Ana Julia de Almeida Corrêa dos Santos

Assistente Produção: Arthur David Silva

Ajudante Geral: Luan da Silva Vieira

Ajudante de arte: Vinicius Trigo Pereira dos Santos

Figurinista: Katia Gimenez

Ass. de Figurino: Simone Garcia Ladeira

Make & Hair: Alexandra Batista de Araújo

Camareira: Maria Aparecida de Sousa

Fotógrafo: Marcos Alonso

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário.
A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasi com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

* Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Sobre a Quem Disse, Berenice?

Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos, que entende que a indisciplina faz parte da rotina da beleza e da vida real. Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil, nove lojas em Portugal, e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, em que a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$ 139,90 em produtos de QDB.