Pular para o conteúdo

Exagerou no Carnaval? Nutricionista dá dicas de como acabar com a ressaca e voltar à rotina

Quem nunca abusou da comida e da bebida na época do carnaval que atire a primeira pedra! Com tantos convites para festas, bloquinhos e viagens, as pessoas acabam saindo de suas rotinas e exageram nos petiscos, doces e no álcool. Como conseqüência dos abusos vem a famosa ressaca, acompanhada da dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, tontura, vomito e diarréia.

Para melhorar os sintomas e se livrar desse mal rapidamente, a nutricionista Giovana Canno dá dicas que podem ser colocadas em pratica, a fim de evitar que o quadro se agrave.

Não radicalize

Tenha cuidado com dietas muito restritivas como forma de compensar os excessos da folia. Cortar alimentos da sua alimentação sem o acompanhamento de um profissional não vai te trazer resultados mais rápidos. Seja paciente e siga uma alimentação rica em nutrientes, aposte no que é natural e evite industrializados. Vamos usar a regra do “descasque mais e desembale menos! Saladas variadas, carnes magras e grãos integrais são ótimas opções para dar esse primeiro passo e reorganizar sua rotina.

Organize seu cardápio

Ter uma alimentação saudável exige dedicação. Separe um tempinho para pensar nas refeições do dia. Encontre a melhor maneira de planejar a rotina: é mais fácil se estabelecer semanalmente ou a cada três dias? Se você é do tipo que gosta de variedade, talvez seja melhor se organizar diariamente para não enjoar do cardápio ao longo da semana. O seu ritmo do dia a dia precisa ser levado em conta, assim como suas preferências alimentares. Lembre-se também que não adianta focar somente no almoço e no jantar e esquecer os lanches intermediários. Pense em tudo!

Xô, retenção!

Após alguns dias fora da rotina, comendo o que não faz parte do seu dia a dia e provavelmente bebendo menos água do que seu corpo necessita, a retenção de líquidos aumenta. A melhor maneira de se livrar dela? Retomando uma alimentação saudável, evitando alimentos ricos em sódio e ingerindo muita água!

Alguns chás ou suchás (sucos com chás) também pode auxiliar nesse processo. Boas combinações são: frutas vermelhas com cavalinha, abacaxi com hortelã e chá verde, morango e limão com chá de hibiscus.

Coloque o sono em dia:

Quando estamos dormindo o corpo produz hormônios que auxiliam na recuperação do nosso metabolismo. Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a nossa saúde em dia e termos uma boa recuperação após a folia.

Busque ajuda

Para ter sucesso no seu objetivo é importante buscar profissionais que entendam do assunto. Um nutricionista vai identificar suas necessidades e aliá-las à sua rotina.

Sobre Giovana Canno: Formada em 2010, a nutricionista Giovana Canno tem larga experiência na área. Ela atua há 12 anos em consultório, mas já trabalhou em hospitais, atuando como nutricionista clínica dentro de UTI. Giovana tem especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Prática Clínica pela Unifesp, é pós-graduada em bases nutricionais da atividade física pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em fitoterapia e suplementação esportiva pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em nutrição clínica funcional e esportiva funcional, ambas pelo Instituto Valéria Paschoal, pós-graduação em gastronomia funcional, especialista em saúde intestinal pelo Instituto Murilo Pereira e atualmente está fazendo formação em ginecologia natural pelo Instituto Chem.