Pular para o conteúdo

Menos é mais na decoração de apartamento, ensina arquiteto

Pegada minimalista na medida certa faz ambiente ficar mais aconchegante, sofisticado e harmonioso, diz o arquiteto Eduardo Medeiros, que aplicou esse princípio no apartamento decorado do Reserva 27, no Setor Bueno

A aplicação da arquitetura limpa, com poucos materiais, mas com elementos marcantes, que trazem um resultado mais homogêneo e elegante, vem crescendo dia após dia no Brasil. A técnica utilizada por grandes arquitetos brasileiros como Nildo José, Marcio Kogan e Isay Weinfeld, vem se tornando inspiração na hora de criar um projeto de interiores.

Essa técnica, utilizada com frequência por profissionais de São Paulo, foi adotada pelo  arquiteto e urbanista Eduardo Medeiros Neves, em seu mais recente projeto em Goiânia, o apartamento decorado do projeto residencial Reserva 27, lançado recentemente pela Consciente Construtora e Incorporadora. “Trouxe essa técnica para este projeto aqui em Goiás, pois acredito que ele pode ser um diferencial nos empreendimentos de médio-alto padrão”.

O arquiteto revela que a ideia principal do projeto foi trazer uma pegada mais minimalista com com cores acetinadas, que trazem um brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho, e texturas marcantes nos papéis de parede. “Também trouxemos tons amadeirados, que foram inseridos para contrastar com os materiais mais frios e deixar o contexto mais aconchegante”, revela o profissional.

O uso da madeira, pedras e metais, são os principais elementos usados para chegar no resultado proposto. No caso da madeira, o escolhido foi o MDF Carvalho Poró, da Arauco, que foi usado na parede da suíte principal, parte da cozinha e adega. Seu tom mais acinzentado e combina bem com o contexto geral do apartamento.

As pedras utilizadas na maioria das bancadas, como, por exemplo, na cozinha que recebeu o quartzo branco, um material bem homogêneo, reforçando o caráter minimalista. Também foi inserida no projeto, a pedra natural na adega, para buscar certa rusticidade aliada ao requinte do ambiente para vinhos. Já os metais, caminham entre o cromado e o preto, de acordo com a proposta de cada ambiente. Na cozinha, por exemplo, a escolha foi o acabamento black matte, que é mais sofisticado e clean, segundo Eduardo.

O arquiteto e urbanista complementa que a ideia, de forma geral, foi trabalhar com linhas retas e escultóricas, como feito na cozinha. “Neste espaço, nós fizemos um balcão em formato de uma ilha, usando a técnica de estrutura em balanço. Isso foi um verdadeiro desafio estrutural, já que grande parte dela não possui apoio em um dos lados”, destaca.

Iluminação

A iluminação é outro ponto que, segundo o especialista, merece atenção especial. E no projeto do Reserva 27 recebeu bastante investimento. Medeiros conta que trabalhou o uso das luminárias lineares, artifício que permite potencializar as dimensões dos ambientes, além de ser um recurso estético interessante. Nas sancas, foram usadas luminárias mais orgânicas, com rasgos feitos no forro, com iluminação indireta. “Usamos essa técnica porque além de trazer um certo tom lúdico, esse tipo de iluminação é bem personalizável, então podemos criar com mais liberdade”, sugere o especialista.

Visando contribuir com a economia de energia e durabilidade do produto, Eduardo revela que todas as luminárias do projeto são em LED. “Todas as luminárias do apartamento são abastecidas com tecnologia de LED. Atualmente temos uma gama muito grande de opções que, além de serem muito interessantes, trazem vários benefícios”.

Para se inspirar 

O apartamento decorado do Reserva 27, que recebeu o design do arquiteto e urbanista Eduardo Medeiros Neves, conta uma dimensão de 157 m² e está aberto à visitação do público na Central de Decorados da Consciente Construtora e Incorporadora, que fica na avenida T-2 com T-55, no Setor Bueno, das 8h às 19h.

O projeto imobiliário residencial está sendo construído na rua T-27, no Setor Bueno, em Goiânia. O projeto conta com 142 apartamentos de 137 m² a 157 m², com três suítes, e varanda gourmet com churrasqueira a carvão. Ele também se destaca pelos mais de 50 itens de segurança, sustentabilidade, conforto e qualidade.