Pular para o conteúdo

Profissões em alta no Canadá

País está com mais de 1 milhão de vagas, sofre com falta de profissionais qualificados e aposta na imigração

O mundo ainda está se recuperando da crise ocasionada pelo Covid-19. Muitas economias, inclusive, as mais fortes, como a do Canadá, sofrem com a alta inflação. A médio prazo, o governo canadense, de acordo com últimos dados divulgados pelo Statista, estima crescimento de 4,26% de seu PIB até 2026, com expectativa de alcançar US$ 2,62 trilhões.

Os desafios não são poucos, mas o Canadá tem se tornado uma boa oportunidade para quem busca estabilidade econômica e uma vida equilibrada e saudável. Atualmente, o grande gargalo que impede que a economia canadense gire com maior velocidade é o preenchimento das mais de 1,4 milhão de vagas, números que só aumentam ano após ano.

Profissões em alta – De arquitetura, passando por profissionais de TI, RH, marketing ou construção. São variados os segmentos que se configuram entre as profissões mais procuradas atualmente no Canadá. Os salários também são atrativos, conforme a seleção abaixo:

Empregos em alta no Canadá

Profissão: Arquiteto de Soluções
Salário anual $ CAD: 84 a 130 mil/ano

Profissão: Gerente de Construção Civil
Salário anual $ CAD: 81 a 120 mil/ano

Profissão: Engenheiro Eletricista
Salário anual $ CAD: 80 a 100 mil/ano

Profissão: Gerente de RH
Salário anual $ CAD: 75 a 156 mil/ano

Profissão: Desenvolvedor de programas (TI)
Salário anual $ CAD: 68 a 155 mil/ano

Profissão: Analista de Ciências da Computação
Salário anual $ CAD: 62 a 142 mil/ano

Profissão: Engenheiro Mecânico
Salário anual $ CAD: 66 a 131 mil/ano

Profissão: Enfermeira
Salário anual $ CAD: 68 a 94 mil/ano

Profissão: Soldador
Salário anual $ CAD: 42 a 94 mil/ano

Profissão: Marketing Digital
Salário anual $ CAD: 40 a 62.500/ano

Fonte: Randstad.ca 2023

Além da dificuldade de encontrar profissionais qualificados, outro problema é mantê-los no emprego. “Muitas vezes o candidato é super qualificado, inclusive os imigrantes, mas têm dificuldades de se adaptarem à cultura canadense, já que carecem de resiliência, de proatividade e de inteligência emocional para permanecerem na empresa”, explica.

Não há como expandir economicamente, se faltam pessoas para fazer girar esta engrenagem. A grande aposta do governo federal canadense está focada na imigração. “Os interessados em migrar para o Canadá precisam enfrentar um processo sério, na maioria das vezes, demorado, principalmente, porque o país exige várias documentações para avaliar, minuciosamente, seu perfil. É uma oportunidade oferecida para qualquer pessoa de qualquer nacionalidade. Não há preferência, basta que o interessado atenda a todos os requisitos que o governo solicita”, comenta o proprietário da Six Education e organizador da ExpoCanada, Ed Santos.

Uma das alternativas que o governo canadense tem oferecido, através do Global Talent Stream (Programa para Trabalhadores Estrangeiros Temporários), é agilidade nos pedidos de autorizações de trabalho temporários e vistos, que podem ser concluídos em até duas semanas.

ExpoCanada 2023 – Em março, a partir do dia 9, acontecerá a ExpoCanada 2023. Quem estiver interessado em conhecer mais sobre o mercado de trabalho, imigração e profissões mais requisitados no Canadá, é importante participar deste evento, que será gratuito e trará várias entidades educacionais canadenses (colleges, universidades, high school, idiomas e cursos profissionalizantes. www.expocanada.com.br

1.   Porto Alegre: dia 09 de março (quinta-feira) – das 19h às 22h

Local: Hotel Deville Prime Porto Alegre – Av. dos Estados, 1909 – Anchieta – Porto Alegre

2.   São Paulo: dia 11 de março (sábado) – das 13h às 18h

Local: Blue Tree Transatlântico Convention Center

Avenida Cecília Lottenberg, 130 – Chácara Santo Antônio (zona sul)

3.   Curitiba: dia 12 de março (domingo) – das 14h às 18h

Local: Hotel Grand Mercure Curitiba Rayon – Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro – Curitiba

4.   Campo Grande: 14 de março (terça) – das 19h às 22h

Local: Hotel Deville Prime Campo Grande – av. Mato Grosso, 4250 – Carandá Bosque