Pular para o conteúdo

Dicas para fazer um café da tarde a moda antiga

Confira no conteúdo a seguir as principais dicas para ter um café da tarde à moda antiga. Leia para mais informações. 

Na cultura brasileira é muito comum encontrar famílias antigas que possuíam o costume de tomar café da tarde. Entretanto, com o passar do tempo a vida passou a ser mais corrida e nem sempre temos tempo para fazer um café delicioso. 

Por isso, nós produzimos esse conteúdo com dicas de como preparar um café da tarde à moda antiga. Confira a seguir: 

Faça um café coado

O primeiro passo para fazer um café à moda antiga, é começar pelo café preto ou café com leite. Para que seja ainda mais saboroso, experimente moer os grãos com torrador de café. 

Em seguida, o ideal é esquentar a água em uma chaleira de ferro para que a água ferva com rapidez. 

Em um coador de pano, coe o pós de café café com a água quente e sirva como preferir, seja com açúcar, puro ou com leite fervido na leiteira de ferro fundido. 

Prepare um delicioso pão da chapa com pão de milho

Com certeza o pão de milho é um dos responsáveis por trazer aquela nostalgia de café da tarde na casa dos avós e a melhor maneira é comê-lo quentinho com manteiga. 

E para deixá-lo saboroso assim, corte uma fatia grande do pão de milho, passe a manteiga dos dois lados e leve para uma frigideira de ferro fundido bem quente e deixe dourar. 

Depois, você pode passar mais manteiga e deixá-la derreter normalmente enquanto você come, servido com o café. 

Não esqueça de preparar um bolo!

Para finalizar o nosso café da tarde à moda antiga, não pode faltar uma fatia de bolo, seja de fubá, banana ou laranja. Para preparar, por exemplo, um bolo de banana com canela, você precisará de:

Não esqueça de preparar um bolo!

  • 3 ovos;
  • 3 bananas maduras;
  • 1/2 xícara de leite;
  • 100 g de manteiga;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de fermento em pó;
  • 1 colher (chá) de canela em pó;

Comece preaquecendo o forno e em uma assadeira de ferro fundido retangular, misture 1 colher de manteiga, com uma de açúcar e uma de canela em pó e passe por toda forma.

Depois, bata os ovos, as bananas, o leite, a manteiga e o açúcar no liquidificador e em um recipiente coloque essa mistura, adicione a farinha e o fermento e mexa com o auxílio de uma colher de pau. Para finalizar leve o bolo para o forno por 40 minutos e estará pronto para servir.

Aproveite seu café da tarde à moda antiga!

Com esses 3 elementos preparados dessas formas, o seu café da tarde a moda antiga estará perfeito e extremamente saboroso, trazendo aquele gostinho único com nostalgia de casa de vó!