Pular para o conteúdo

Como a Cannabis Medicinal pode auxiliar no tratamento da enxaqueca?

Fármaco não causa dependência e é aliado ao alívio de dores crônicas

A enxaqueca é a sexta doença mais incapacitante do mundo e atinge, no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas. Definida como uma dor de cabeça crônica, a principal característica é a dor latejante – que pode ser só em um ou nos dois lados da cabeça -, além de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som, tontura e formigamentos. 

De fácil diagnóstico, mas com poucas opções terapêuticas eficientes, o tratamento da enxaqueca ainda é bastante desafiador e é neste contexto que a Cannabis Medicinal se destaca como uma possibilidade.

“Os estudos sobre o uso de Cannabis Medicinal no tratamento de dores de cabeça datam de mais de um século. Já em 1915 o médico canadense Willian Osler recomendava a sua utilização como tratamento mais eficaz para a enxaqueca”, comenta a Dra. Mariana Maciel, especialista em medicina canabinoide e fundadora da Thronus Medical.

“Em estudos recentes, a Cannabis Medicinal se mostrou 51% mais eficaz do que produtos sem Cannabis no tratamento do distúrbio, diminuindo significativamente as náuseas e vômitos após 6 meses de uso e reduzindo a frequência das enxaquecas após 30 dias de uso. O principal destaque para este tipo de patologia é o CBD, principalmente por conta das suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, conferindo alívio no tratamento de dores crônicas e maior qualidade de vida ao paciente”, afirma a médica.

Ela também ressalta que o fármaco não produz efeitos psicoativos e nem afeta as funções cerebrais. “Dosagens e demais orientações precisam ser determinadas pelo médico prescritor, responsável por manter um acompanhamento contínuo”, alerta.

Sobre a Thronus

Fundada no Canadá, a Thronus é uma biofarmacêutica focada na produção e no desenvolvimento de fármacos inovadores para tratamentos com cannabis medicinal. Com parceiros e distribuidores na América do Norte, América Latina e Europa, a Thronus conta com tecnologia exclusiva para aumentar a biodisponibilidade de óleos canabinóides, assim potencializando sua absorção pelo organismo e acelerando os efeitos do medicamento sobre os pacientes. A Thronus é uma empresa com DNA brasileiro, sonhada e liderada pela Drª Mariana Maciel, médica especialista em Medicina Canabinóide.