Pular para o conteúdo

Como iniciar um negócio de Franchising nos EUA

por Marcelo Fantin

Iniciar um negócio de franchising não é fácil, especialmente se não tiver um mínimo de conhecimento. Ter em mãos um guia de franchising pode ajudar o interessado a aprender tudo o que precisa para iniciar o seu próprio negócio de franchising nos EUA, seja nos setores de hamburgueria, carros ou gerir salões de beleza!

Faça a sua investigação

Os Estados Unidos são de longe a maior economia do mundo e o empreendedorismo é uma atividade praticamente inata ao americano. Existem milhares de oportunidades no país para empresários que procuram iniciar os seus próprios negócios. Além disso, franchising é uma excelente forma para aqueles com experiência e conhecimento partilharem essa perícia com outros que estão apenas a começar.

Os franqueadores proporcionam um modelo de negócio testado, que já foi bem sucedido noutros locais, o que significa um menor risco ao invés de empreender sozinho. Além disso, as franquias permitem aos aspirantes a empresário explorar as cadeias e redes de abastecimento existentes, para que não tenha de reinventar os processos já existentes (o que muitas vezes leva ao fracasso). Uma franquia proporciona oportunidades a empresários experientes de alavancarem os seus sucessos, ao mesmo tempo que dá aos empresários novatos acesso a ferramentas.

Escolha o franqueador certo

Antes mesmo de começar a considerar o franchising, é importante pesquisar e descobrir qual é a empresa certa para si. É importante encontrar uma que corresponda aos seus valores e objetivos para que seja bem sucedida. Por exemplo, um candidato que seja estreante no mundo empresarial pode procurar alguém que já tenha experiência para ajudar no processo. Ou uma franquia menor pode ser uma alternativa para quem estiver à procura de algo mais barato ou se tiver acesso a um bom financiamento. Ambas têm benefícios e desvantagens, mas em última análise, a decisão deve depender do que é melhor para as suas necessidades. Lembre-se de que cada franqueador oferece programas e serviços diferentes, por isso, pense cuidadosamente no que busca numa franquia. Não se esqueça de ler a missão da empresa, bem como o seu código de conduta, uma vez que eles podem dar uma ideia de como funciona o negócio e seus objetivos.

Uma vez escolhido o franqueador, certifique-se de fazer muitas perguntas, tais como que tipo de apoio oferecem e quanto tempo dispõem com serviços de mentoria. Procure saber também se eles têm experiência internacional porque alguns não têm. Verifique alguns antecedentes pesquisando a empresa on-line, conversando com franqueados anteriores, lendo críticas, e entrando em contato com outros em setores semelhantes. Se tudo se confirmar, então parabéns! Está pronto para começar. Os próximos passos incluem encontrar potenciais localizações, fazer arranjos financeiros e aprender sobre o sistema do franqueador.

Considere os custos

Para iniciar um negócio de franchising, necessitará de capital para comprar instalações, equipamentos e abastecimentos para passar pelas fases iniciais de operação. Também precisará de fundos para marketing e publicidade, bem como contratar um advogado para aconselhamento jurídico sobre acordos de franchising e outros documentos legais, além de fazer uma provisão para pagamento de taxas e serviços públicos.

Os custos podem variar dependendo do tipo de franquia que pretende abrir; é importante revisar seus planos antes de começar, para que saiba quanto dinheiro é necessário para investir. O custo de iniciar uma franquia varia entre US$ 200.000 e US$ 500.000 nos EUA.

O que devo considerar ao escolher a minha indústria?

Deve pensar em quem é o seu mercado-alvo e em que segmento está interessado. Pesquise diferentes franquias verificando os seus websites ou falando diretamente com elas — isto irá ajudá-lo a determinar se a missão da empresa se alinha com a sua. O seu projeto dos sonhos pode não ser rentável como uma oportunidade de franchising se não houver procura suficiente dos consumidores. É melhor escolher uma indústria pela qual seja apaixonado e encontrar uma marca que corresponda aos seus objetivos pessoais. Por exemplo, um petshop pode não ser uma boa combinação para alguém que não gosta de cuidar de animais.

Obter ajuda de profissionais

Se está seriamente empenhado em iniciar um negócio de franchising, contrate um advogado e um contador (CPA). Estes profissionais podem ajudá-lo a planejar, montar a sua empresa e certificar-se de que tudo é feito corretamente. Assim que o seu negócio começar a ganhar dinheiro, eles poderão ajudá-lo a pagar impostos e a gerir o fluxo de caixa. Saberão também que medidas tomar se algo correr mal com a sua empresa. Por exemplo, se um dos seus franqueados desistir ou deixar de pagar royalties pelo uso da marca, um contabilista ou advogado poderá ajudar a descobrir quanto custaria a substituição dessa pessoa. É sempre melhor ter ao seu lado um especialista que conheça os meandros da gestão de um negócio. E lembre-se de que ter um advogado e um contabilista na sua equipe não significa que não possa obter nenhum conselho de outros! Certifique-se apenas de os manter atualizados sobre tudo o que for novo.

Marcelo Fantin

Advogado é especialista em Direito Empresarial Internacional e Imigratório do escritório Toledo e Advogados Associados.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos.

Para mais informações, acesse: www.toledoeassociados.com.br