Pular para o conteúdo

Dez formas fáceis de economizar

João Victorino, especialista em finanças pessoais, explica como reduzir gastos em pequenos gestos

Um dos temas econômicos mais importantes do ano de 2022 foi o grande endividamento das famílias. Atingimos um nível de 77,9% dos consumidores entrevistados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontando que possuíam dívidas, representando sete pontos percentuais acima do verificado no ano de 2021.

E, para ajudar as pessoas a iniciar o ano buscando não participar dessa triste estatística, o especialista João Victorino estuda alternativas realísticas para que estas economias sejam possíveis no dia a dia, e sugere 10 táticas para iniciar-las imediatamente:

  1. Abra uma conta em um banco digital – existem várias opções de manter uma conta sem custo, deste modo, você consegue economizar algo em torno de quase mil reais por ano com custos de manutenção bancária. 
  2. Ative o débito automático para guardar uma quantia mensalmente – este modo é interessante para os esquecidos, pois evita ter que lembrar de guardar um valor a cada mês, tornando-se um passo valioso e positivo para suas finanças.
  3. Construa uma lista mensal de compras – parece bobagem, mas a lista facilita na hora de economizar, assim, você consegue resistir aquela oferta incrível e arrasadora onde você compra 3 pacotes, precisando de apenas 1. E não faça compras com fome, você pode acabar sendo influenciado por seu estômago e acabará gastando mais do que planejado.
  4. Crie uma conta separada para grandes objetivos – você pode criar uma conta para a reserva de dinheiro para viagens, shows, upgrade de eletrônicos ou até mesmo para um carro novo e/ou a reforma da sua casa, mantendo seu fundo emergencial intacto.
  5. Faça um plano para pagar suas dívidas – seja qual for a dívida, a primeira abordagem é tentar a renegociação, assim, quanto mais rápido você puder saldar seu débito, menos você pagará em juros.
  6. Crie um desafio para si próprio – principalmente para ajudar a reduzir os gastos desnecessários por pequenos períodos de tempo, essa atitude é uma excelente maneira de criar uma motivação financeira e guardar cada vez mais dinheiro.
  7. Se precisar ir até o trabalho presencialmente, leve o almoço de casa – isso pode ajudar a evitar grandes gastos, podendo ainda contribuir em uma alimentação saudável. 
  8. Quando viajar, prefira comprar passagens com antecedência – mesmo fazendo a reserva de fundos para conquistar a tão sonhada viagem, tente adquirir as passagens ou o próprio pacote antes da data, assim, você conseguirá grandes descontos. E não se esqueça de sempre optar pelo reembolso da viagem.
  9. Em sua casa, mantenha a temperatura do seu aquecedor a gás controlada – assim você evita o desperdício de água para ajustar a temperatura na hora do banho. Substitua as lâmpadas – opte pelas de LED, que podem reduzir em média 70% do consumo de energia.
  10. Tire os carregadores da tomada – todos achamos que os carregadores de baterias de aparelhos eletrônicos não consomem energia, mas, todos principalmente os de celular consomem muito, mesmo quando só conectados na tomada, além de  representar um perigo extra, principalmente para crianças

“Seguindo algumas dicas você pode conquistar aquele grande sonho, que muitas vezes está perto e longe ao mesmo tempo. Priorize o pagamento de suas dívidas e depois suas metas, assim, fica mais fácil manter a estabilidade financeira. Com planejamento, todos podemos ir longe”, pontua o especialista.

Sobre João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA-USP. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir duas vezes e se endividar, a experiência lhe trouxe  aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. Hoje, com uma carreira bem-sucedida, João busca ajudar as pessoas a melhorarem suas finanças e a prosperarem em seus projetos ou carreiras. Para isso, o especialista idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.