Pular para o conteúdo

Alimentação saudável pode controlar acnes na adolescência

Coordenadora do curso de Nutrição da indica quais opções trazem benefícios para saúde da pele

Dieta saudável pode contribuir para o controle de acnes na adolescência

As acnes são uma das maiores preocupações estéticas entre adolescentes, que estão em fase de grandes alterações hormonais da puberdade que ficam com a pele mais oleosa. O clima quente e a alta incidência de raios ultravioletas contribui para o inchaço nos poros e estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que acentua o problema de espinhas entre jovens. Especialistas afirmam que uma alimentação saudável pode auxiliar no controle desse problema.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, professora Karoline Victoria Vieira, “existem evidências que sugerem que certos alimentos podem exacerbar a acne em algumas pessoas, mas a relação exata entre dieta e acne não é totalmente compreendida”. As opções como fritas e chocolates não são a causa de espinhas, porém, ingredientes com leite e seus derivados ou com alto índices glicêmicos têm influência no surgimento de irritações na pele. “O consumo excessivo de industrializados, com grandes quantidades de açúcares ou de farinha branca, aumentam os níveis de glicose no corpo, que tenta combater a situação com a liberação de insulina e tem efeito na saúde da cútis”, explica.

A dieta focada no controle de espinhas deve ser feita por um nutricionista qualificado, que irá desenvolver um cardápio personalizado. A especialista da Anhanguera destaca seis pontos importantes sobre alimentação para amenizar a tendência acneica:

Leites e derivados. O leite tem benefícios para saúde e para o desenvolvimento de jovens, porém, seu consumo pode ter relação com o surgimento de espinhas na pele. As vacas leiteiras recebem hormônios para o aumento de produção e, algumas dessas substâncias são possuem IGF1 (fator de crescimento semelhante à insulina), que pode provocar inflamações na cútis.

Fibras. Uma dieta rica em fibras ajuda na absorção de nutriente, é antioxidante e regula os níveis de açúcar no sangue. Incluir opções com receitas integrais (pães, arroz, macarrão, bolachas), grãos (lentilha, feijão, grão de bico) e sementes (chia, abóbora, girassol) no dia a dia pode amenizar o problema com acnes.

Ômega 3. A carne dos peixes, o azeite de oliva e o abacate possuem quantidades consideráveis de ômega 3, um tipo de gordura monoinsaturada que atua na saúde da membrana celular, que mantém a pele hidratada, flexível e saudável. Suas propriedades anti-inflamatórias são benéficas para todos os sistemas do corpo e são capazes de diminuir e melhorar lesões e inflamações na cútis.

Vitaminas A e E. A vitamina E (abacate, castanhas e brócolis) atua na firmeza da pele e melhora seu potencial de cicatrização. Quando combinada com a vitamina A (cenoura, mamão e abóbora), é capaz de diminuir os processos de queratinização de produção de sebo, que, em conjunto, provocam espinhas.

Zinco. Alimentos com zinco em sua composição (leguminosas, castanhas, oleaginosas e carnes magras) têm propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, evitam a formação de acne e previnem o surgimento de manchas e cicatrizes na pele.

Hidratação. Beber água não tem ação direta na limpeza de poros ou na eliminação de espinhas, porém, é importante para a saúde cutânea. A quantidade ideal de consumo para hidratação varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliada por um nutricionista. Refrigerantes não são recomendados, pelo alto teor de açúcar, assim como o álcool, que pode provocar vermelhidão no rosto e dilatar vasos sanguíneos, além do fator desidratante.

“É importante observar que nem todas as peles reagem da mesma forma aos mesmos alimentos, e a relação entre alimentação e acne pode ser complexa e multifatorial”, afirma a docente do curso de Nutrição. “É sempre uma boa ideia manter uma dieta saudável e equilibrada e conversar com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre acne ou qualquer outro problema de pele”, completa.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.