Pular para o conteúdo

Baixa exposição à luz solar e uso excessivo da visão de perto dobram risco de miopia

Miopia é considerada um problema de saúde pública e deve afetar metade da população mundial até 2050, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Um estudo apontou que o risco de desenvolver miopia é 2,6 vezes maior em crianças que não praticam atividades ao ar livre durante o dia e que usam a visão de perto por muito tempo, principalmente em dispositivos eletrônicos.

Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, o comportamento das crianças e jovens mudou bastante ao longo das gerações.

“As telas passaram a fazer parte do dia a dia das famílias. Somado a isso, temos a adoção de um estilo de vida que não incentiva as atividades ao ar livre, seja por falta de tempo ou pela escassez de espaços urbanos que propiciem segurança e um ambiente favorável para a convivência das crianças e jovens”.

Além das telas

“Temos um outro componente que é o tempo dedicado aos estudos. O risco das telas está relacionado ao uso excessivo da visão de perto, que também é demandada durante estudos e leituras. Hoje, muitas crianças estudam em período integral ou fazem cursos extras. Portanto, todas as atividades que demandam a visão de perto aumentam o risco de desenvolver a miopia”, explica a médica.

Mudança de hábitos é a melhor forma de prevenir a miopia

Estudos recentes demonstraram que a luz do sol estimula a produção da dopamina. Trata-se de um neurotransmissor que, entre outras funções, previne que o olho cresça alongado.

“Quando ocorre o alongamento do globo ocular, há distorção do foco de luz que não chega ao ponto correto da retina. O resultado dessa alteração do trajeto da luz é o desenvolvimento da miopia”, comenta Dra. Marcela.

Outra mudança de hábito importante é aumentar as atividades que demandam menos da visão de perto e mais da visão de longe.

“Jogar bola, passear com o cachorro, empinar pipa, andar de bicicleta. O ideal é reservar algumas horas por dia para “descansar” a visão de perto e treinar a visão de longe”, reforça a especialista.

Use o bom senso

As telas hoje fazem parte do cotidiano e não é possível exclui-las totalmente da rotina. Inclusive, as escolas já usam as telas no processo de aprendizagem. O mais importante é usar o bom senso para equilibrar as atividades ao longo do dia, inclusive estudos e leituras.

Mas vale lembrar que a recomendação das sociedades médicas e da OMS é que as crianças menores de 2 anos não devem ser expostas às telas. Para as demais idades, veja a recomendação:

  • Entre 2 e 5 anos, o uso de telas não deve ultrapassar 1 hora por dia
  • Crianças de 6 a 10 anos podem usar os dispositivos eletrônicos até 2 horas por dia
  • Para a faixa etária 11 a 18 anos, o uso deve ser limitado a 3 horas por dia

“O conhecimento desses fatores de risco pode ajudar os pais a adotarem novos comportamentos e hábitos que podem prevenir o desenvolvimento da miopia. Além disso, é importante levar o bebê em seu primeiro ano de vida para uma consulta oftalmológica, que deve se repetir anualmente durante a infância e adolescência”, finaliza Dra. Marcela.