Pular para o conteúdo

Dia Mundial do Sono: atividades lúdicas e sem tela ajudam a dormir

Criação de rotinas e brincadeiras criativas, como atividades de recorte e colagem, ajudam a acalmar e a melhorar a qualidade do sono

Um dos grandes desafios de pais e responsáveis é fazer com que a criança consiga dormir. São diversas as razões para essa dificuldade em pegar no sono, sendo o uso excessivo de atividades digitais, sobretudo próximo ao período noturno, um dos fatores que prejudicam a qualidade do sono.

O Dia Mundial do Sono, celebrado no dia 17 de março, foi criado justamente para conscientizar a sociedade sobre a importância do sono para a saúde. As causas da insônia infantil devem ser analisadas por especialistas, afinal questões sociais, culturais e familiares também influenciam no descanso noturno.

Geraldo Lorenzi Filho, médico especialista em Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, destaca a necessidade de criação de rotinas diárias, inclusive aos fins de semana, para garantir um sono melhor. O médico também orienta os pais a investirem em atividades lúdicas e mais relaxantes com as crianças momentos antes de dormir, sem aparelhos celulares e videogames ligados.

“A tela de computador e de celular emite luz que inibe a produção de melatonina, hormônio que regula o nosso ‘relógio biológico’, essencial para o processo do sono. Portanto, próximo do horário de dormir, interações digitais devem ser trocadas por atividades leves, como leitura e brincadeiras de recorte e colagem que ajudam a acalmar e que também podem ser feitas em companhia de adultos”, explica o médico.

Aliadas na redução do agito noturno, atividades lúdicas também podem contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo. Brincadeiras fáceis de fazer, como desenho e colagens em folhas usando soluções adesivas como a Pritt Bastão, ajudam a desacelerar enquanto a criança se concentra na interação.

“Atividades de recorte e colagem são interativas, ajudam a acalmar e estimulam uma série de competências individuais, como o raciocínio, criatividade, improviso, precisão, e trabalho em conjunto, importantes para o aprendizado. A fácil aplicação da cola deixa a tarefa mais dinâmica e acessível.”, destaca Beatriz Negrão, Gerente de Marketing da Pritt, adesivo escolar da Henkel.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) dá mais dicas para um sono melhor: evite alimentos e bebidas (chocolate, refrigerante, chá mate ou cafeinados) e medicações que contenham estimulantes próximas à hora de dormir; coloque a criança ainda acordada em sua cama; e mantenha o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.
Sobre Henkel

Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo – unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2021, a Henkel registrou vendas de mais de 20 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,7 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. Mais informações no site da Henkel.
Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 67 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2021, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 17,7%.