Pular para o conteúdo

Dicas valiosas para se manter motivado do trabalho

Muitos funcionários passam por crises nas empresas quando se sentem desmotivados com o trabalho ou com a empresa onde trabalham. Partindo desse princípio, aqui vão algumas dicas para se manter firme.

Você faz o que gosta?

O colaborador trabalha mais motivado quando está clara qual função exatamente está desempenhando. Para que ele se sinta motivado e produza mais é necessário que tenha também uma expectativa de crescimento, de cargo ou de salário. Assim, o colaborador estimula metas a serem seguidas, além das já estipuladas no trabalho. A gestora de carreira, Madalena Feliciano indica: ao final de cada dia ou semana, faça uma lista do que tem feito na empresa, uma espécie de relatório para avaliar o desenvolvimento do trabalho.

A importância do seu trabalho

O seu trabalho é diferenciado ou você é só mais um funcionário na empresa? O tipo de trabalho que você realiza é importante para o desenvolvimento geral da empresa? “O segundo passo para se manter motivado é saber que o seu trabalho faz a diferença para algumas pessoas. Se você não está enxergando esse significado, tente ir mais fundo. Você pode analisar seus relatórios semanais para preparar a próxima semana.” comenta Madalena Feliciano.

Varie as atividades

Um dos grandes pontos de desmotivação no trabalho é fazer tudo igual todos os dias. É importante que dentre as atividades iguais todos os dias, você consiga flexibilizar as tarefas, para que o dia de trabalho não se torne maçante. Esse tipo de atitude estimula o cérebro, trazendo de volta o impulso para seguir em frente.

Feedback

Tão importante quanto realizar um trabalho é ser reconhecido pelo que fez, seja pelo chefe ou pelo cliente. O feedback, diferente do que muitos costumam pensar, não serve para mexer com o ego do funcionário, e sim para ajudá-lo a aprimorar as suas habilidades e realizar um trabalho ainda melhor.

Estar em constante contato, tanto os colaboradores quanto os administradores, é fundamental para alinhar as expectativas, corrigir possíveis problemas, traçar novas metas para o profissional, o que faz com que a produtividade esteja sempre em alta.

Autonomia

Não menos importante que os outros pontos já citados, a autonomia no trabalho também é um fator de necessária discussão. Esse caso geralmente atinge os empreendedores, pois têm mais liberdade de escolha do horário no qual vão trabalhar e desempenhar as funções de acordo com sua vontade. Fugir do convencional e dos padrões ajuda a nos tornarmos mais criativos.

“Isso nos permite enxergar as coisas de forma diferente, o que nos leva a soluções inovadoras. Além disso, também nos motiva a pensar fora da caixa e a sermos mais audazes em nossas escolhas. Essa postura é fundamental para quem quer se destacar no mercado atual, que é cada vez mais competitivo. Portanto, abra sua mente para novas ideias e experimente fazer algo diferente!” Finaliza Madalena Feliciano.

Mais Sobre Madalena Feliciano:

Mãe de 05 filhos, 02 netas, Madalena Feliciano é Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo.

Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.