Pular para o conteúdo

Doses de reforço potencializam sistema imunológico contra a covid-19

Coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera explica a importância do esquema vacinal

A mobilização pela retomada das altas coberturas da imunização contra a Covid-19 está em andamento no Brasil e o engajamento da população é uma das preocupações entre especialistas — mais de 19 milhões de pessoas estão em atraso com a segunda dose e 68 milhões ainda precisam da aplicação de reforço. O esquema de vacinação completo é fundamental para garantir a proteção conferida pela vacina, que pode diminuir com o tempo.

Como explica a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, professora Rafaela Saviolli, o organismo perde a memória imunológica contra o vírus com o passar dos meses. “Mesmo para quem já tomou as duas primeiras doses, é necessário atualizar a defesa do corpo no combate de infecções, além de aumentar a barreira contra novas variantes”, afirma a docente.

Um levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com mais de 1,5 mil pessoas demonstrou que o número de anticorpos contra o coronavírus abaixa seis meses após a segunda aplicação da vacina. Com o reforço na imunização, a quantidade volta a subir consideravelmente. Com a melhora nas respostas do sistema imunológico, os riscos de casos graves ou óbitos diminuem.

VACINA BIVALENTE

Na etapa de vacinação nacional que começou no dia 27 de fevereiro, a população irá receber uma dose da vacina bivalente — diferentemente das monovalentes, que combatem a cepa original do coronavírus, a dose possui ingredientes modificados para atingir, também, a variante ômicron e suas subvariantes, predominante nos registros mundiais da Covid-19 atualmente. O enfoque é imunizar os grupos prioritários em cinco fases de definidas pelo Ministério da Saúde.

Idosos, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente com mais de 12 anos, pessoas privadas de liberdades ou cumprindo medidas socioeducativas, pacientes imunossuprimidos, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas e pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência e trabalhadores da área da saúde são contemplados no público a ser imunizado pela bivalente. A vacina monovalente continua disponível para o restante da comunidade.

A população deve estar atenta aos comunicados de seus municípios para aderir ao esquema vacinal em postos de saúde. A proteção faz parte de uma estratégia coletiva e pode controlar disseminação do coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a pandemia da Covid-19 como uma realidade presente e em ainda em ponto de transição.
Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.