Pular para o conteúdo

Mitsubishi Cup: Giovanni Dias estreia no campeonato e não nega o DNA off-road dos pais Glauber Fontoura e Sandra Dias

Equipe FD Rally Team ganha mais um piloto. Giovanni, 21 anos, fez sua estreia, neste fim de semana, ao lado do navegador Dalmo Bergantin, na abertura da temporada em Mogi Guaçu (SP). Já Fontoura disputará o campeonato a partir da próxima etapa

Aos 21 anos de idade, Giovanni Dias, estreou neste fim de semana na Mitsubishi Cup, ao lado do navegador Dalmo Bergantin, na categoria Triton Sport R Pro. A equipe FD Rally Team ganhou mais um piloto no maior campeonato monomarca de rally cross country de velocidade do país que chega a 24ª edição e começou por Mogi Guaçu, no interior paulista. Filho de pilotos campeões do Sertões, Glauber Fontoura (cinco títulos) e de Sandra Dias (tricampeã no Regularidade), o jovem não nega o DNA Off-Road. Completou as três provas de 30 km do dia, foi melhorando o tempo a cada volta e, mesmo sem freio na última, fez uma pilotagem segura.

“O treino de sexta-feira me ajudou a entrar mais confiante para a prova. A cana estava alta mas deu para acelerar e dosar a pilotagem com a navegação. A Cup é uma prova muito rápida e não podemos vacilar. Gostei muito e pretendo fazer toda a temporada”, avisa Giovanni Dias que ficou em 12º na etapa de abertura.

Mesmo em um ano de aprendizagem, Giovanni está focado em evoluir, agora em um carro de competição, pois começou pilotando UTV aos 15 anos na temporada 2017 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country fez algumas provas e conquistou dois pódios, mas não deu continuidade, pois o basquete tinha sua preferência. Dos 9 aos 17 anos foi atleta e nos últimos anos jogou pelo time de basquete do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. “Isso foi há seis anos, quando por incentivo dos meus pais que competiam no Campeonato Brasileiro, corri em duas provas. Mas, agora, com um carro bem competitivo e um campeonato como a Cup pretendo me dedicar para valer”, explica.

O navegador Dalmo Bergantin começou na Mitsubishi Cup em 2008 e no off-road completou mais de três décadas. Nesta temporada terá papel fundamental para ajudar Giovanni neste novo desafio: “Foi um privilégio navegar na estreia do Giovanni. Garoto promissor, fez o melhor que pode, se dedicou muito! Tem um grande futuro no rali. A prova foi muito técnica, difícil de navegar e de pilotar. Giovanni está de parabéns!”

Para Fontoura o balanço da estreia do filho foi positivo. “Acho que é importante para Giovanni estar agora no mundo do automobilismo, porque foi atleta de alta performance até quatro anos atrás e teve de lidar, deste cedo, com vitórias e derrotas. Por ser a primeira vez na Cup, me surpreendeu, foi se superando a cada volta, driblou as dificuldades e me fez lembrar da minha estreia na Cup, pois é uma prova que exige muita concentração e não podemos parar de acelerar”, ressalta.

Fontoura tem quase 30 anos de off-road e começou como navegador. Um ano após estrear como piloto na Mitsubishi Cup foi Campeão na L200 Triton ER, em 2016. A esposa Sandra Dias também pilotou em várias provas na Mitsubishi Cup, no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country mas foi em três edições do Sertões que conquistou seus três títulos marcantes no Regularidade.

“Somente não corri essa etapa de Mogi Guaçu porque meu carro não ficou pronto. Mas na próxima, em Pirassununga, terei o prazer de dividir o grid com o meu filho e estarei de volta também à Cup para fazer todo o campeonato”, finaliza Fontoura que vai disputar as demais seis etapas do campeonato. A segunda etapa será em 29 de abril.

E ao final da prova, a FD Rally Team foi premiada pela organização como Terceira Melhor Equipe da etapa de Mogi Guaçu.

Vice-líder no Brasileiro de Cross Country – Veterano dos ralis, Glauber Fontoura, tem vários títulos (Sertões, Campeonato Brasileiro e Mitsubishi Cup) mas ficou longe dos grids nos três últimos anos. Na semana passada retornou ao Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country com novo carro (Toyota Hilux V8) na T1 FIA e com novo navegador, o catarinense Marcos Panstein. A dupla teve um ótimo desempenho nos três dias de disputa do Rally Minas Brasil, em Araxá (MG), e abriu a temporada 2023 no pódio, em 2º lugar na categoria e 3º na geral dos carros. Com o resultado, Fontoura/Panstein são vice-líderes do ranking nacional do Campeonato na T1 FIA e focam, agora, na preparação para a próxima etapa, o tradicional Rally RN1500 que acontecerá de 12 a 15 de abril, no Rio Grande do Norte.

A equipe FD Rally Team, de Barueri/SP, conta com patrocínio da FD Displays e apoio da SFI Chips. Para acompanhar as notícias da equipe acesse da página no Facebook: @equipefdrallyteam e Instagram: @equipefdrallyteam.

Calendário 2023 –  24ª edição da Mitsubishi Cup
Etapa 1 – 18/03 – Mogi Guaçu/SP
Etapa 2 – 29/04 – Pirassununga/SP
Etapa 3 – 27/05 – Indaiatuba/SP
Etapa 4 – 01/07 – Araras/SP
Etapa 5 – 16/09 – Ribeirão Preto/SP
Etapa 6 – 28/10 – São João da Boa Vista/SP
Etapa 7 – 25/11 – Mogi Guaçu/SP