Pular para o conteúdo

Pediatra faz alerta para cuidados com a Saúde Bucal desde a infância

A infância é uma fase importantíssima para o desenvolvimento de bons hábitos nas crianças. Além dos cuidados com exames básicos, vacinas, amamentação, é fundamental a atenção com a saúde bucal, visto que a boca é a porta de entrada dos sistemas respiratório e gastrointestinal, principal via de acesso para infecções. Além disso, algumas dessas infecções podem atingir a corrente sanguínea e podem acometer órgãos importantíssimos como o coração, rins e até mesmo nosso cérebro.

O médico pediatra e docente do IDOMED, Dr. Alexander Engelberg, frisa que a preocupação e os cuidados com a higiene bucal devem começar antes mesmo do primeiro ano de vida, uma vez que existe alta incidência de cáries dentárias entre 1 e 2 anos de idade. A Associação Brasileira de Odontopediatria também preconiza que a higienização bucal do bebê deve ser iniciada após a erupção do primeiro dente.

“O surgimento dos primeiros dentes pode variar bastante, mas geralmente ocorre no segundo semestre de vida. Portanto, quando surgem os primeiros dentes na criança, já devemos começar os cuidados com a higiene bucal e ter a orientação de um odontolopediatra. Muito importante a partir daí manter visitas periódicas, pelo menos anuais, com grande benefício a prevenção de problemas bucais.”

O médico explica que depois da erupção dos primeiros dentes de leite, a higiene oral do bebê deve ser realizada da mesma maneira que a dos outros membros da família, isto é, como a primeira tarefa da manhã e a última tarefa da noite, e se possível, depois das refeições.

O especialista ainda dá dicas de como introduzir a escovação infantil na rotina:

– Uma escova especial para crianças é necessária, idealmente com uma cabeça pequena e cerdas super macias. Antes dos dentes aparecerem na boca, se for realizar alguma limpeza, utilizar apenas uma gaze ou pano com água.

– Usar um creme dental adequado para bebês, uma vez que existe o risco de o bebê engolir um pouco do produto. A presença de flúor no creme dental é importante para prevenir cárie dentária. Utilizar apenas uma pequena quantidade de creme, semelhante a um grão de arroz. Quando a criança aprender a cuspir, a quantidade de creme a ser colocado na escova deve ser do tamanho de um grão de ervilha.

– A melhor maneira de educar uma criança é dando exemplo. Escovar os dentes enquanto a criança está por perto é uma boa maneira de educá-la. Dessa forma, será demonstrado que é uma atividade que faz parte da higiene corporal, assim como tomar um banho. Praticar o chamado de reforço positivo, ou seja, parabenizar e festejar com a criança a boa prática de higiene oral sempre traz bons resultados.

O pediatra explica que até que a criança complete sete anos de idade, o adulto responsável deve realizar a escovação, pois ela ainda não possui destreza suficiente.

Depois dos sete anos, a criança pode escovar dentes sozinha, mas sempre com supervisão dos adultos. Aos 10 anos, a crianças pode realizar a escovação sozinha.

“Não é nenhum exagero dizer que cuidar da saúde bucal é como cuidar da saúde geral do indivíduo. Muito importante ressaltar que a prevenção é sempre a melhor opção, o melhor caminho para atingir o objetivo de ter a cavidade oral saudável e segura. Praticar prevenção, sempre!”, finaliza Alexander Engelberg.