Pular para o conteúdo

Leticia Bufoni recebe recordes no Guinness World Records por manobra inédita no céu

  • SKATE

Trick de skate foi realizada a quase 3 mil metros de altura em avião e garante à atleta seu quinto recorde mundial

Leticia Bufoni exibe os dois prêmios do Guinness World Record (Crédito: Grazi Oliveira)
Leticia Bufoni exibe os dois prêmios do Guinness World Record (Crédito: Grazi Oliveira)

Após saltar de skate de uma pista sob medida a quase 3 mil metros de altura em avião e realizar a manobra batizada como ‘sky grind’, Leticia Bufoni recebeu, nesta terça-feira (21), dois prêmios do GUINNESS WORLD RECORDS ™:  o grind de skate mais alto saindo da parte traseira de uma aeronave, a 2750m (9022ft) do chão; e o maior skatepark construído em uma aeronave, que levantou voo, com 41,95 metros quadrados. Com estes feitos, a medalhista olímpica alcança o total de cinco recordes mundiais.

Para executar a manobra com perfeição, a brasileira Leticia Bufoni reforçou seus treinos físicos e ultrapassou a marca de 100 saltos de paraquedas para se preparar para o salto com o grind. No dia 30 de agosto de 2022, ela se tornou a primeira pessoa na história a realizar um feeble grind(trick em que a atleta desliza no corrimão apoiado de lado com o truck de trás do skate) no ar e saltar de paraquedas sozinha, inventando uma nova manobra de skateboard. O vídeo Leticia Sky Grind está disponível no Link  .

Para Leticia, que já havia afirmado que o dia em questão foi um dos melhores da sua vida, a premiação só ressalta a grandeza do projeto e de todo esforço dedicado. “Receber esses prêmios significa muito pra mim e me traz a certeza de que o tanto que nos empenhamos valeu a pena. Pude misturar duas paixões, paraquedismo e skate, e aplicar em algo incrível, que vai ficar marcado na história. Eu tive essa ideia maluca, literalmente sonhei com isso, e levei para o time da Red Bull, que acreditou no potencial do projeto. E fizemos acontecer. Sou muito grata a todos!”, explica.

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que Bufoni quebra recordes. Em 2017, ela recebeu a honraria do Guinness World Records por ser a mulher com o maior número de vitórias no ranking mundial de skate da Copa do Mundo de Skate Feminino, na categoria street, chegando a bater seu próprio recorde em 2021, após conquistar a medalha de ouro no X-Games. No ano seguinte, a skatista foi premiada com mais dois recordes oficiais: por ser a skatista com maior número de títulos na categoria feminina de street do X-Games, somando cinco no total, e por ser a mulher com o maior número de medalhas no campeonato, somando 12 no total, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

Agora, Leticia Bufoni foca em seus projetos pessoais e se prepara visando ao Red Bull Rio Conquest, evento inédito de skate street, que marcará o seu retorno, de caráter excepcional, às competições. A disputa acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, na praia de Botafogo (RJ), em pista que remete a picos clássicos da cidade.

O SALTO

Apaixonada por skate e paraquedismo, Leticia sonhou com este projeto e se preparou muito para encarar o desafio, que se tornou uma de suas maiores conquistas de vida. No Aerotelier, base aeroesportiva da Red Bull, localizada na Argentina, ela pôde se aperfeiçoar nos saltos de paraquedas e embarcou, em agosto de 2022, para os Estados Unidos, na cidade de Merced, Califórnia. Lá, a paulista contou com mais de 50 pessoas na montagem e filmagem da pista de skate sob medida, construída dentro de um avião Hércules C-130 – o mesmo utilizado nos filmes de Velozes e Furiosos.

Com apenas cinco chances para acertar a manobra, a brasileira fez do seu sonho realidade: já dentro da aeronave, e carregando um paraquedas de quase 10 quilos, Leticia andou de skate, fez sua manobra com perfeição e saltou, aterrisando de paraquedas. O feito quase ‘hollywoodiano’ foi filmado por Craig O’Brien, o mesmo skydiver que pula com Tom Cruise em ‘Missão Impossível: Efeito Fallout’, e contou com lentes Panavision, usadas nas superproduções cinematográficas de Quentin Tarantino.