Pular para o conteúdo

Após mundial de skate park, quatro brasileiros se aproximam de vaga para Paris 2024

Augusto Akio, Pedro Barros, Luigi Cini e Raicca Ventura foram às finais do evento que conta pontos para os Jogos Olímpicos

Nesse final de semana, quatro brasileiros representaram o Brasil na final do Pro Tour Skate Park, em Roma, na Itália. A skatista de 16 anos, Raicca Ventura, foi a única brasileira a competir na final feminina e garantiu o quarto lugar. Já no masculino, Augusto Akio e Pedro Barros ficaram em quinto e sexto lugar, respectivamente, enquanto Luigi Cini conquistou o vice-campeonato.

Com o ótimo desempenho dos quatro, o Brasil se aproxima cada vez mais para ter representantes nos Jogos Olímpicos de skate park. Pedro, que já é veterano na competição, se prepara para ir em busca da segunda medalha olímpica, enquanto Japinha e Luigi pretendem estrear nas Olimpíadas no próximo ano, que, se seguisse o atual ranking mundial, eles já estariam confirmados.

Assim como a Raicca, que também estaria confirmada para competir em Paris, caso valesse o atual ranking. Ainda terá mais etapas até a classificação, mas a skatista já está se preparando para buscar uma medalha inédita para o Brasil, pois o park feminino foi a única modalidade do skate que o Brasil não conquistou medalha nos Jogos Olímpicos de Tokyo, em 2020.

A corrida olímpica começou em fevereiro deste ano, em Sharjah, nos Emirados Árabes, onde Akio e Pedro ocuparam a segunda e a terceira posição, respectivamente. Já Luigi e Raicca ganharam destaque em maio, durante a etapa de San Juan, na Argentina, na qual a skatista conquistou o terceiro lugar e Luigi se tornou o campeão mundial.

Raicca Ventura foi a única brasileira na final feminina do campeonato e levou o quarto lugar. Crédito: Divulgação/Sergio Klavin

Augusto Akio conquistou o quinto lugar na etapa do mundial em Roma, na Itália. Crédito: Divulgação/Júlio Detefon


SOBRE AUGUSTO AKIO
Augusto Akio, 22 anos, também conhecido como Japinha, é uma das maiores sensações do skate mundial. Nascido na região de Campo Comprido, em Curitiba, no Paraná, chama a atenção do mundo inteiro com suas manobras de tirar o fôlego, com o seu carisma e com uma habilidade impressionante no malabarismo. Atualmente, Augusto é o segundo colocado do ranking mundial de skate Park, além de liderar o circuito brasileiro da modalidade com sobras, sendo um dos favoritos para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris em 2024. Fazendo o melhor ano de sua carreira, ele chocou o mundo ao se tornar vice-campeão mundial da modalidade Park em Sharjah, nos Emirados Árabes, desbancando nomes de peso do esporte. Além disso, consagrou-se campeão das etapas de Criciúma, São Paulo e vice-campeão em Porto Alegre do Circuito Brasileiro de Skate, o STU, se firmando como o melhor skatista brasileiro da modalidade atualmente.

SOBRE PEDRO BARROS

Natural de Rio Tavares, bairro de Florianópolis- SC, Pedro Barros é um dos principais nomes do skate mundial. Aos 28 anos, o atleta coleciona 10 medalhas nos X-Games, sendo 6 de ouro, 8 títulos mundiais na modalidade Park, foi campeão mundial pelo Word Skate, vice-campeão nos Jogos Olímpicos de Tokyo, entre outros. O primeiro contato de Pedro com o skate foi em família, por meio de um amigo de seu pai, o Léo Kakinho, pai do Vi Kakinho, lenda do skate de transição no Brasil, quando tinha apenas 1 ano. Aos 12 anos ganhou seu primeiro campeonato profissional, aos 15 ganhou seu primeiro X-Games cravando o começo do sonho de viver do skate.

Além disso, Pedro apostou no seu lado empreendedor e criou a LayBack, o qual reúne gastronomia, cerveja artesanal, música e muito skate, e possui diversas unidades pelo Brasil. Pedro também criou a própria marca de roupa, a Privê, que também conta com shapes de skates. Com o lado musical, o skatista lançou a banda Amantis, a qual é vocalista e adotou o nome artístico de PB.

SOBRE RAICCA VENTURA

A jovem skatista de 16 anos, Raicca Ventura já coleciona diversas conquistas de ‘gente grande’. Atualmente, é a sexta melhor skatista do mundo e sonha com os Jogos Olímpicos, após ficar em terceiro lugar no mundial de skate park na Argentina e em quinto lugar na etapa de Roma, na Itália, em 2023, e ser bicampeã brasileira de skate vert e bicampeã brasileira de skate amador, em 2022. Raicca possui diversos patrocínios de marcas, como Banco do Brasil e Evoke, e é treinada por Cristiano Mateus, além de seguir as dicas do pai skatista.

Raicca foi a primeira mulher a conseguir a realizar o combo da Mega Rampa de Bob Burnquist, na Califórnia, e entrega manobras iradas em todas as competições que participa. Na corrida olímpica, Raicca se destaca entre as melhores do mundo e é uma das grandes promessas para conquistar uma medalha inédita nas Olimpíadas na modalidade park – única que os brasileiros não subiram no pódio em Tóquio (2020).