Pular para o conteúdo

Saiba como o fisioterapeuta pode ajudar no tratamento do sono

O profissional deve ser procurado quando surgirem sinais e sintomas como episódios de ronco, engasgo, falta de ar, taquicardia, dentre outros.

Imagem: Revista Saúde News

A falta de noites bem dormidas para muitas pessoas é uma realidade e, em geral, isso pode gerar malefícios à saúde e estimular a falta de bem-estar diário. Pesquisas indicam que dormir por apenas 5 horas ou menos durante um dia aumenta em 15% os riscos de mortalidade de uma pessoa.

Muitas vezes a insônia pode ser causada por distúrbios respiratórios, e para auxiliar na melhoria da qualidade de vida desses pacientes existe um profissional que pode ajudar dando conforto e tranquilidade para estas pessoas. O fisioterapeuta, além da área de reabilitação, vem atuando de diversas maneiras na área do sono.

O acompanhamento deve ser procurado quando surgirem sinais e sintomas como episódios de ronco, engasgo, falta de ar, taquicardia, dentre outros. “A fisioterapia do sono é um tratamento fisioterapêutico baseado na desordem respiratória durante o sono”, explica a fisioterapeuta e especialista em Terapia Intensiva, Daniela Amaral.

“O profissional atua para adaptar os pacientes aos aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas, bem como acompanhá-los em curto, médio e longo prazo. Desse modo melhora a troca gasosa nos alvéolos pulmonares. O equipamento usado durante o tratamento também é responsável por auxiliar na respiração durante a noite”, destaca.

Daniela informa que para melhor condução dos aparelhos respiratórios que são usados nestes distúrbios é essencial que o profissional seja especialista em Terapia Intensiva ou em Fisioterapia Cardiorrespiratória. “É importante ressaltar que os distúrbios do sono são frequentes na população em geral e os cuidados demandam de uma equipe multidisciplinar”, completa Daniela Amaral que também é analista de coordenação do curso de Fisioterapia no Centro Universitário UniFTC, em Vitória da Conquista.