Pular para o conteúdo

Doutorado nos Estados Unidos: qual modalidade de visto solicitar?

por Daniel Toledo

O desejo de se formar e realizar um doutorado nos Estados Unidos é cada vez mais comum entre estudantes e pesquisadores de diversas partes, que desejam expandir seus conhecimentos e habilidades. A oportunidade vai resultar em diversos benefícios, e um deles é a consolidação de uma carreira de sucesso.

Vale lembrar que a solicitação necessária para realizar esse tipo de curso nos Estados Unidos ainda causa confusão entre os estudantes. O correto é solicitar o visto de trabalho. Aproximadamente 80% das universidades que oferecem o doutoramento não vão aceitar vistos da categoria F ou M, que são os mais comuns. Nesse caso, a exigência ficará vinculada a um contrato de trabalho, porque é exatamente esse tipo de relação que será firmada entre estudante e universidade.

O melhor caminho é fazer o seu planejamento é conversar com a direção da universidade antes de dar entrada em uma solicitação de visto para entender quais serão as exigências necessárias para iniciar o processo.

No caso de mestrados e doutorados, a própria instituição pode lidar com todos os trâmites legais em relação a imigração desse estudante, o que torna ágil os procedimentos e dispensa a ajuda, inclusive, de profissionais que atuam nesse tipo de situação.

Para a aprovação do visto, no entanto, é preciso que a instituição de ensino tenha, efetivamente, selecionado o estudante para participar das atividades curriculares da universidade.

Caso as dúvidas existentes não forem sanadas pela própria instituição de ensino, o melhor caminho é conversar com um advogado. Procure um especialista em Direito Internacional de sua confiança, que irá deixar todo o processo mais claro e menos complexo aos olhos do viajante. Sair do Brasil para estudar nos Estados Unidos é um grande passo, e deve ser realizado com cautela e atenção.

Sobre Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: www.toledoeassociados.com.br.

Toledo também possui um canal no YouTube com mais 176 mil seguidores www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido,  consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR e professor da PUC Minas Gerais do primeiro curso de pós graduação em Direito Internacional,  com foco em Imigração para os Estados Unidos

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos.