Pular para o conteúdo

Maquiagem vencida aumenta risco de alergia ocular

Estudos apontam que mais da metade das mulheres pode desenvolver quadros alérgicos a produtos vencidos ou de má qualidade

Quando foi a última vez que você fez aquela arrumação geral nos seus cosméticos? Saiba que checar com frequência a validade de maquiagens e produtos de beleza em geral é algo essencial para prevenir quadros alérgicos, principalmente no rosto e nos olhos.

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, a dermatite de contato alérgica é principal causa de alergia na pele das pálpebras.

“O esmalte para unhas é o cosmético que mais está envolvido nesses quadros alérgicos. Porém, rímel, sombra e lápis de olho também podem causar alergias. A validade e a qualidade dos produtos são fatores que aumentam o risco de reações alérgicas”.

O problema da maquiagem é que alguns produtos podem conter metais na sua composição, especialmente àqueles com muito brilho.

“Essas substâncias podem causar a alergia. Entre os metais podemos citar o cobalto, alumínio, cromo e chumbo. Contudo, há outros compostos potencialmente alérgenos em maquiagens como conservantes e até corantes”, diz a médica.

Desapegue da maquiagem vencida

Enquanto é possível sentir que uma comida está vencida, seja pelo gosto ou odor, um lápis de olho ou um rímel vencido não apresenta sinais de validade expirada. “Com isso, a mulher pode ter mais dificuldade de descartar a maquiagem, mesmo quando percebe que o produto já venceu”, comenta Dra. Tatiana.

Vale ressaltar que embora pessoas atópicas, ou seja, àquelas que apresentam outros quadros alérgicos como rinite, são mais propensas à desenvolver reações alérgicas a produtos cosméticos, qualquer pessoa pode ter um quadro agudo de dermatite de contato, mesmo quem nunca teve uma alergia ocular na vida.

Maquiagem infantil e alergia ocular

As crianças também podem desenvolver reações alérgicas a maquiagem. “Mesmo que seja um produto infantil, o uso de maquiagem em crianças não é isento de risco. Pelo contrário, um estudo recente apontou que mesmo os produtos infantis para os olhos, como sombras e lápis de olho possuem metais acima do nível permitido”, alerta a especialista.

Previna a alergia ocular: escolha a maquiagem de forma segura

Todo cuidado é pouco quando se trata de maquiagem, especialmente os produtos voltados para os olhos, como rímel, sombra, lápis e delineador. O ideal é procurar por marcas de empresas idôneas. Hoje no Brasil há produtos de boa procedência, sendo alguns voltados para as crianças e antialérgicos.

“Entretanto, mesmo produtos de marcas famosas podem causar um alergia, pois também depende da sensibilidade do organismo e de outros fatores que não são controláveis”, finaliza Dra. Tatiana.

Veja outras dicas para prevenir alergias oculares

  1. Maquiagem é um item de uso pessoal. Portanto, não se deve compartilhar com outras pessoas. A maquiagem para os olhos entra em contato com a mucosa, por exemplo, e isso aumenta o risco de transmissão de micro-organismos para os olhos.
  2. A cada 3 meses se certifique que não haja nenhum produto vencido entre as suas maquiagens. Lembre-se que mesmo que esteja em bom estado, é preciso descartar a partir do vencimento.
  3. Observe o cheiro, apresentação e textura
  4. Faça uma organização mensal das maquiagens e aproveite para descartar esponjas e pincéis ou faça a limpeza desses itens
  5. Guarde suas maquiagens longe da umidade, do sol etc.
  6. Antes de usar a maquiagem, aplique na pele do pulso para testar se o produto pode causar alguma reação alérgica
  7. Na hora da compra, confira se o produto tem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se for importado, dos órgãos reguladores do país de origem.

A alergia nas pálpebras pode evoluir para outras condições. Por isso, a recomendação é procurar um oftalmologista para tratar o quadro alérgico e até mesmo para avaliar os cuidados necessários para evitar novas crises.