Pular para o conteúdo

O humor já é uma ferramenta corporativa e muitas empresas ainda falham em não usá-la

Pesquisa mostra que colaboradores satisfeitos produzem até 50% a mais, elevando os resultados das organizações

Formado em Marketing e profissional da área de publicidade desde 2005, Bruno Romano se tornou uma referência em cotidianos corporativos. Entretanto, ele não o fez na carreira em que inicialmente escolheu e muito menos, da maneira que imaginou. Atualmente, ele é um dos nomes de destaque na comédia nacional e um dos precursores do movimento que traz o humor para dentro dos ambientes de trabalho, tendência na qual vem sendo redefinida e disseminada em muitas das estratégias dos RHs.

Depois de atuar como palestrante nas áreas de marketing, vendas e comunicação, Bruno Romano utilizou da sua expertise e criatividade para fazer do humor uma poderosa ferramenta para a gestão de pessoas e criação de ambientes mais leves. “Sempre achei meio estranho esse papo de que no trabalho não se brinca. As pessoas acham que precisam ser sérias no ambiente profissional, caso contrário perderão a sua credibilidade. Pra mim é o contrário. Quanto mais próximas de uma normalidade, até de uma informalidade, mais as pessoas me passam confiança.”, comenta o humorista.

Na prática, o mercado está cada vez mais alerta nessa nova tendência. A relação entre o humor e a produtividade em suas escalas operacionais, está sendo ainda mais incentivada, dada aos níveis de satisfação que proporcionam aos seus funcionários e consequentemente, benefícios às empresas. Para exemplificar isso, a consultoria Right Management, realizou uma pesquisa em 15 países, com cerca de 30 mil pessoas, no qual identificou que os colaboradores satisfeitos produzem até 50% a mais e elevam os resultados da organização como um todo.

Em meio a essa visão mais holística dos negócios, Bruno Romano surge como uma solução para empresas que buscam criar uma estrutura organizacional mais leve, que trazem uma maior flexibilização comportamental. O trabalho de levar mais humor para o mundo corporativo parte de uma detalhada reunião de briefing onde é possível conhecer a empresa, o contexto, as necessidades e os desafios atuais em torno de seu ecossistema. Afinal, nada mais personalizado do que incluir piadas internas e situações do dia a dia dos colaboradores. Após isso, por meio dessas informações, ele customiza o conteúdo com cada detalhe do roteiro elaborado, isso faz com que o planejamento se transforme em informações, risadas e o público, ou melhor, os colaboradores, façam parte fundamental de seu espetáculo.

Tendo em vista a sua própria metodologia e a consolidação do modelo de comédia corporativa, Bruno acredita que para os próximos anos deverá haver cada vez mais aceitação por parte dos gestores nesse novo formato. “Eu me vejo como uma ferramenta de comunicação. Mais do que a piada pela piada, quando eu consigo entender quais são as principais mensagens que a empresa deseja passar para os seus colaboradores, eu coloco isso no conteúdo, seja um vídeo ou um show de stand-up, tornando a entrega muito mais assertiva porque ela está no contexto do entretenimento.”, complementa.

Sobre a Insperiência

A Insperiência é uma agência que administra a carreira de talentos como: Denilson, Jackson Follmann, Chico Garcia, Leko Bertoldo, Ruth Manus entre outros. O foco é pensar a carreira dos talentos no longo prazo, criando frentes que atendam todos os públicos que possam consumir algum tipo de produto dos seus talentos, como: conteúdos digitais , programas de televisão, publicidade, palestras corporativas, entre outros. Também possui uma produtora de conteúdo, a Casa Onze, especializada na produção de clipes, podcasts, cursos online, fotos, etc. Saiba mais em: Link