Pular para o conteúdo

Surpreenda na cozinha com receita inusitada e saborosa

Chef do Comitê Umami ensina passo a passo de um escondidinho de cogumelo com batata doce de dar água na boca

A rotina do dia a dia pode deixar o paladar acostumado, por isso é indicado diversificar a alimentação, tanto em sabores quanto em alimentos. Essa prática ajuda não só a ingerirmos diversos nutrientes encontrados em grupos de alimentos específicos, como também a mantermos uma alimentação saudável e equilibrada sem precisarmos recorrer sempre ao mesmo prato.

Uma boa forma de garantir refeições diferentes e mais saborosas é a inclusão de alimentos umami, o quinto gosto básico do nosso paladar. “Além dos diversos benefícios para a saúde, os alimentos umami são ricos em glutamato, o que realça o sabor dos pratos”, afirma o chef de cozinha do Comitê Umami, Matheus Aguiar.

O quinto gosto está presente nos mais diversos tipos de alimentos, desde frutas, verduras e legumes a cogumelos e carnes. “O umami tem um gosto super característico e também se manifesta por sensações, como a salivação ao pensar em uma macarronada com molho de tomate e queijo parmesão, por exemplo”, explica Matheus.

Pensando em diversificar o cardápio do dia a dia, o chef separou um prato inusitado e muito saboroso para agradar a família toda: um escondidinho de cogumelo com batata-doce. Feito com cogumelos shimeji, shitake e paris e um tempero incrível. A receita é super umami, e vai deixar todo mundo com água na boca!

ESCONDIDINHO DE COGUMELO COM BATATA-DOCE

(Tempo de preparo 35 minutos)
Serve: 06 porções

Ingredientes

  • meia colher (sopa) de azeite de oliva (7,5 ml)
  • 2 xícaras (chá) de cogumelos shiitake cortados em fatias (140 g)
  • 2 xícaras (chá) de cogumelos shimeji, separados (140 g)
  • 2 xícaras (chá) de cogumelo paris, em fatias (160 g)
  • 3 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada (15 g)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • 2 pitadas de pimenta-do-reino (0,4 g)
  • 1 colher (chá) de mostarda (5 g)
  • 2 batatas-doces médias, cozidas e espremidas ainda quentes (800 g)
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino (30 g)

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte os cogumelos e refogue-os por 5 minutos, ou até ficarem macios e levemente dourados. Acrescente a cebolinha-verde e tempere com metade do sal, a pimenta e a mostarda. Retire do fogo e reserve.
  2. Em uma tigela média, coloque a batata-doce espremida e misture com o sal restante e metade do queijo.
  3. Em um refratário quadrado médio (21 cm), disponha o refogado de cogumelos e, por cima, espalhe o purê de batata-doce, alisando a superfície com as costas de uma colher.
  4. Salpique o parmesão restante e leve ao forno quente (220 graus), preaquecido, por 15 minutos, ou até aquecer e dourar ligeiramente na superfície.
  5. Retire do forno e sirva em seguida.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Mantenha tudo conservado em sua Geladeira Inox.