Pular para o conteúdo

Dia da Natação: os 5 mitos e 5 verdades do esporte que é perfeito para toda a família

Nadar no mar ou piscina traz o mesmo resultado? Deixa as costas mais largas? Profissional de Educação Física Bruno Sapo desmistifica o conhecimento empírico do esporte celebrado no dia 8 de abril

Dia 8 de abril é comemorado o Dia da Natação. Excelente para a saúde nos mais diversos aspectos, preservando músculos e articulações, ainda existem alguns mitos que afastam possíveis praticantes da modalidade. Atleta e personal trainer Bruno Sapo, criador do TDS (Treino do Sapo) e pioneiro em treinamentos funcionais, listou 5 mitos e 5 verdades sobre o quarto esporte mais praticado no Brasil.

Confira:

– Trabalha o corpo todo e queima muitas calorias: Verdade!

Segundo o profissional, “a natação é uma ótima saída para quem quer um exercício que auxilie no emagrecimento ou busque saúde no geral”. Isso porque a resistência da água faz com que o nadador utilize toda a musculatura do corpo para se mover. Além disso, é um excelente aeróbico. “A vida existe fora da corrida, caminhada e da bike!”

– Se eu fizer natação vou ficar com ombros largos: Mito!

Provavelmente uma das ideias erradas mais propagadas sobre o esporte. De acordo com Bruno, “o nível de treinamento e os anos de prática que atletas de alto rendimento que aparentam ter ombros largos alcançaram são improváveis para praticantes não profissionais”. O personal afirma também que mudanças corporais são naturais de qualquer esporte, mas apenas o alto rendimento define a intensidade desses resultados.

– É bom para quem tem lesões e não pode correr, fazer atividades de alto impacto ou sofre de dores crônicas: Verdade!

Assim como obriga toda a musculatura do corpo a trabalhar, o meio aquático oferece menos impacto nas articulações. “Sendo assim, pode ser uma ótima saída para quem quer continuar treinando, mas sente dores crônicas ou tem alguma lesão articular”.

– “Sou velho para aprender”: Mito!

Pelo contrário! De acordo com Bruno, “adultos e idosos podem aprender a nadar! É claro que uma criança terá mais facilidade, mas nunca é tarde e nada impede de aprender depois”.

– Ótimo pra quem tem problemas respiratórios: Verdade!

Um dos benefícios mais procurados da natação, principalmente para crianças. “Pessoas com asma e bronquite podem se beneficiar da prática e reduzirem os sintomas dessas doenças”.

– “Já estou na água, não preciso me hidratar”: Mito!

Assim como qualquer outro esporte, a hidratação é importante e o profissional explica o porquê: “Mesmo dentro da água, existe perda de líquido, em menor escala pois não nos sentimos transpirar tanto, mas a hidratação continua importante na performance”.

– Melhora do sono, humor e estresse: Verdade!

A atividade física é um santo remédio para transtornos psicológicos e isso você já sabe. A natação é ainda mais poderosa. “Diversos estudos mostram uma melhora geral nesses aspectos. Logo, se você tem problemas para dormir, já acorda de mau humor e passa o dia no estresse do trabalho, pode ser uma ótima saída.”, afirma Bruno.

– “Se eu nado na piscina, consigo nadar no mar”: Mito!

A natureza é imprevisível, logo, assim é o mar. “Existem diferenças básicas na natação na piscina e no mar aberto. Desde o óbvio ‘não tem borda para apoiar’, a fatores climáticos como vento, chuva, ondas e marés. Quem nada na piscina consegue nadar no mar, no entanto, pode encontrar muitas dificuldades. Recomenda-se treinar de forma específica”, alerta.

– Bom exercício para toda a família: Verdade!

Mesmo sendo um esporte individual, a natação é recomendada para toda a família. “Visto que é recomendada de bebês a idosos, a família toda pode fazer. Todos colherão benefícios da prática de diferentes formas”.

Os absurdos do racismo no esporte: “Pessoas pretas nadam pior” é o maior mito entre todos

Entre os mitos mais absurdos criados embasados apenas em posicionamentos racistas e sem conhecimento de causa, está que “pessoas pretas nadam pior”. De acordo com Sapo, a ideia deve-se a problemas sócio econômicos.

“Não se trata de fisiologia. A mesma explicação serve para esportes mais caros, como Golfe e Tênis. Nas grandes metrópoles o acesso às piscinas públicas, com aulas de natação, é pequeno e não incentivado. Pode ser ainda pior em lugares sem acesso ao mar. Logo, nadar em clubes e academias é privilégio de pessoas com mais recursos.”

Saiba mais sobre Bruno Sapo:

Os conceitos do futebol americano e os R$ 200 emprestados do pai foram suficientes para levar Bruno Sapo a se tornar uma referência em educação física. O TDS, como ficou conhecido o “Treino do Sapo”, foi desenvolvido pelo então atleta de futebol americano para jogadores profissionais, mas acabou conquistando o público geral do Rio de Janeiro. Quebrando barreiras, agora o personal vive em São Paulo, levou seu treino para a badalada Cia Athletica. “Preto, Profissional de Educação Física, anti-racista, treinador, ex-atleta, nerd e crossfiteiro”, como se descreve Bruno, através de seus posts no Instagram, o carioca se posiciona abertamente sobre temas que muitos não teriam coragem de falar e se evidencia ainda mais por isso.

Mais informações sobre Bruno Sapo

www.instagram.com/brunorosa.sapo